O presente trabalho visa relatar uma experiência realizada com os estudantes da eletiva "Bio Brincando" da Escola Estadual de Ensino Médio Vivina Monteiro, no município de Icó-CE. A pesquisa surgiu das dificuldades inerentes ao ensino e a aprendizagem da citologia, como parte integrante do componente das ciências biológicas. O estudo teve como objetivo elaborar modelos didáticos de células procariontes e eucariontes (animal e vegetal) e verificar a eficácia desses modelos, como ferramenta pedagógica eficiente no ensino da citologia. Tendo em vista que, aulas fundamentadas apenas em discussões e apresentações dos conteúdos, principalmente os mais abstratos, como o ensino da citologia, tornam-se pouco atraentes sob a ótica dos estudantes. Para a elaboração do referencial teórico foram utilizados alguns autores, relevantes da contemporaneidade. A pesquisa foi de cunho qualitativo, que busca compreender os fenômenos por meio da perspectiva dos seus participantes. Durante a realização do estudo, foram aplicados questionários. Essa aplicação consistiu em dois momentos: O primeiro ocorreu antes da elaboração dos recursos didáticos e o segundo, após apresentação dos mesmos. A partir da aplicação dos questionários, pode-se observar os conhecimentos prévios dos estudantes em relação ao universo celular, bem como a percepção destes após a aplicação do método. Os resultados obtidos com a pesquisa foram relevantes , pois evidenciaram o quanto é primordial a utilização da ludicidade no ensino de citologia , tendo em vista que os estudantes apresentavam um conhecimento muito superficial em relação a temática exposta e através da elaboração dos recursos didáticos a compreensão sobre o assunto tornou-se muito mais atrativa , além de possibilitar aos discentes o desenvolvimento de inúmeras habilidades , como: a autonomia, criticidade, envolvimento com os grupos e a aprendizagem significativa.