ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE CAATINGA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112427 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5051 "inscrito_id" => 12695 "titulo" => "ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE CAATINGA" "resumo" => "Em uma educação contemporânea, o ensino de Biologia precisa desempenhar relevante papel social, na construção do conhecimento com foco na alfabetização científica, incentivando os alunos a conhecerem sobre a diversidade existente na região semiárida, e refletirem criticamente sobre a necessidade e a importância da preservação da biodiversidade no Bioma Caatinga. Nessa perspectiva, o trabalho objetivou analisar os conhecimentos dos estudantes de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública, a respeito da biodiversidade da fauna e flora do Bioma Caatinga. O presente estudo foi realizado com o desenvolvimento de uma sequência didática durante o período de regência, no Programa Residência Pedagógica (PRP), no município de Limoeiro do Norte - CE, tendo como público-alvo 41 alunos da 1ª série matriculados na Disciplina Eletiva Biodiversidade da Caatinga, contemplando o Novo Ensino Médio (NEM). A tipologia da pesquisa caracterizou-se quanto à natureza como básica, e em relação aos objetivos como exploratória, com abordagem qualitativa, na perspectiva de compreender a evolução do conhecimento dos alunos mediante as etapas planejadas da sequência didática, que ocorreu em um período de duas semanas, com carga horária total de 4 horas/aulas. Foi possível perceber que a associabilidade da aula teórica, em sala de aula, com a prática, em campo, como estratégia pedagógica propiciou uma maior participação dos alunos, o que facilitou a evolução da aprendizagem. Os resultados da sequência didática foram significativos, pois os alunos conseguiram observar, considerando cada uma de suas realidades, a temática explorada em sala de aula. Portanto, evidenciou-se que os objetivos planejados foram alcançados por meio da adoção de uma sequência didática, o que contribuiu para a efetiva aprendizagem dos alunos sobre a biodiversidade da Caatinga, ampliando o conhecimento sobre as espécies de plantas e animais da Caatinga." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12695_TB5051_27102024212132.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA FERREIRA BERTOLDO" "autor_nome_curto" => "Silvana Ferreir" "autor_email" => "silvana.bertoldo@aluno.uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112427 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5051 "inscrito_id" => 12695 "titulo" => "ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE CAATINGA" "resumo" => "Em uma educação contemporânea, o ensino de Biologia precisa desempenhar relevante papel social, na construção do conhecimento com foco na alfabetização científica, incentivando os alunos a conhecerem sobre a diversidade existente na região semiárida, e refletirem criticamente sobre a necessidade e a importância da preservação da biodiversidade no Bioma Caatinga. Nessa perspectiva, o trabalho objetivou analisar os conhecimentos dos estudantes de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública, a respeito da biodiversidade da fauna e flora do Bioma Caatinga. O presente estudo foi realizado com o desenvolvimento de uma sequência didática durante o período de regência, no Programa Residência Pedagógica (PRP), no município de Limoeiro do Norte - CE, tendo como público-alvo 41 alunos da 1ª série matriculados na Disciplina Eletiva Biodiversidade da Caatinga, contemplando o Novo Ensino Médio (NEM). A tipologia da pesquisa caracterizou-se quanto à natureza como básica, e em relação aos objetivos como exploratória, com abordagem qualitativa, na perspectiva de compreender a evolução do conhecimento dos alunos mediante as etapas planejadas da sequência didática, que ocorreu em um período de duas semanas, com carga horária total de 4 horas/aulas. Foi possível perceber que a associabilidade da aula teórica, em sala de aula, com a prática, em campo, como estratégia pedagógica propiciou uma maior participação dos alunos, o que facilitou a evolução da aprendizagem. Os resultados da sequência didática foram significativos, pois os alunos conseguiram observar, considerando cada uma de suas realidades, a temática explorada em sala de aula. Portanto, evidenciou-se que os objetivos planejados foram alcançados por meio da adoção de uma sequência didática, o que contribuiu para a efetiva aprendizagem dos alunos sobre a biodiversidade da Caatinga, ampliando o conhecimento sobre as espécies de plantas e animais da Caatinga." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12695_TB5051_27102024212132.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA FERREIRA BERTOLDO" "autor_nome_curto" => "Silvana Ferreir" "autor_email" => "silvana.bertoldo@aluno.uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }