O presente estudo é fruto de um trabalho no âmbito de um projeto de iniciação científica, cujo foco é investigar sobre noções basilares de matemática na educação infantil. Nesses termos, objetivamos analisar as noções matemáticas inerentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos manuais didáticos para os professores da educação infantil. Diante disso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental na base curricular da educação infantil e seu desenvolvimento em um manual de orientações didáticas aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático ( PNLD). Para a coleta dos dados obtidos, utilizamos a análise de conteúdo. Os resultados apontam que na BNCC, na etapa da educação Infantil alguns objetivos de aprendizagem podem ser considerados como noções básicas de matemática, que envolvem relações entre quantidade, contagem, medidas etc. No manual didático do professor, identificamos objetivos de aprendizagem como noções básicas de matemática a serem introduzidas na educação infantil . Assim, chegamos à conclusão de que as noções matemáticas na educação infantil não são desenvolvidas como objetos do conhecimento de um componente curricular, mas sim como abordagens basilares e fundamentais para o desenvolvimento e construção dos conhecimentos do sujeito para lidar com situações do dia-a-dia, ou seja, um elemento cultural.