O RPG Maker MV é um programa que desenvolve jogos de RPG (Role Playing Game) para computadores e celulares. Os jogos criados são de interpretação de papéis, com sistemas de batalha, construção de narrativas por escolhas e livre movimentação no mapa. O programa é predominantemente usado na criação de jogos de entretenimento, porém seus potenciais pedagógicos são pouco explorados no ensino de biologia. O objetivo do presente trabalho é criar estratégias mais lúdicas, interativas e imersivas que colaborem no aprendizado, engajamento e motivação dos alunos na disciplina de biologia, utilizando o RPG Maker MV. O presente estudo criou um jogo de RPG virtual ambientado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), onde foram replicados os cenários da escola e desenvolvido um sistema de missões. No jogo virtual, os alunos resolvem enigmas e missões através da interação com perguntas sobre conteúdos curriculares das aulas de biologia. Para avançar na história e nos cenários, os alunos precisam utilizar conhecimentos prévios e realizar pesquisas dentro da versão virtual de sua própria escola, a partir de uma missão principal. A primeira versão do jogo leva o aluno a cumprir missões em uma história em que é preciso recuperar as amostras de um vírus que desapareceram, com pistas interativas para seguir até o cenário da biblioteca da escola, onde será desafiado a responder um questionário para seguir às missões seguintes. Os resultados têm promovido um ensino mais inclusivo no CAp-Uerj, especialmente no Ensino Médio, com potenciais para ser usado em outras séries com algumas adaptações no conteúdo didático dos questionários. O jogo se apresentou inclusivo, com resultados bem-sucedidos para alunos neurotípicos e neurodiversos (especialmente casos de TEA e TDAH), melhorando seu aprendizado, engajamento e motivação nas aulas de biologia.