JOGO DAS TRÊS PISTAS: BRINCANDO COM A MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111123 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3164 "inscrito_id" => 7559 "titulo" => "JOGO DAS TRÊS PISTAS: BRINCANDO COM A MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo a partir de intervenção pedagógica desenvolvida em uma turma de 9° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Teresina - PI. O objetivo principal do estudo centra-se em investigar as habilidades socioemocionais mobilizadas pelos participantes no decorrer do desenvolvimento de um jogo matemático. O estudo realizado é de natureza qualitativa, através da análise descritiva dos dados coletados por meio de registros audiovisuais e diário de bordo produzido durante a intervenção. O jogo é organizado em perguntas e respostas, do tipo Quiz, em que a turma é dividida em grupos que são submetidos às perguntas com diferentes temas relacionados à matemática. Cada pergunta é acompanhada de 3 pistas, correspondentes a diferentes pontuações. O jogo foi elaborado tomando como lente de estudo a perspectiva construtivista de Piaget (1979); e sociointeracionista de Vygotsky (1999). A análise de dados seguiu a análise de conteúdo de Bardin (1977) e apontou para os seguintes resultados: a atividade interventiva com o jogo favoreceu o desenvolvimento do raciocínio lógico, da autoconfiança e empatia, da resiliência e a superação de desafios. Além disso, percebeu-se o fortalecimento do espírito de cooperação e a revisão de conteúdos matemáticos. Depreende-se que o jogo analisado promove a mobilização das habilidades socioemocionais entre participantes e retoma muitos conceitos matemáticos relevantes, o que o caracteriza como um recurso importante para o ensino de matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7559_TB3164_27102024181242.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYANA NASCIMENTO DE ALCÂNTARA" "autor_nome_curto" => "NAYANA" "autor_email" => "nayanaalcantara16@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111123 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3164 "inscrito_id" => 7559 "titulo" => "JOGO DAS TRÊS PISTAS: BRINCANDO COM A MATEMÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados de um estudo a partir de intervenção pedagógica desenvolvida em uma turma de 9° ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Teresina - PI. O objetivo principal do estudo centra-se em investigar as habilidades socioemocionais mobilizadas pelos participantes no decorrer do desenvolvimento de um jogo matemático. O estudo realizado é de natureza qualitativa, através da análise descritiva dos dados coletados por meio de registros audiovisuais e diário de bordo produzido durante a intervenção. O jogo é organizado em perguntas e respostas, do tipo Quiz, em que a turma é dividida em grupos que são submetidos às perguntas com diferentes temas relacionados à matemática. Cada pergunta é acompanhada de 3 pistas, correspondentes a diferentes pontuações. O jogo foi elaborado tomando como lente de estudo a perspectiva construtivista de Piaget (1979); e sociointeracionista de Vygotsky (1999). A análise de dados seguiu a análise de conteúdo de Bardin (1977) e apontou para os seguintes resultados: a atividade interventiva com o jogo favoreceu o desenvolvimento do raciocínio lógico, da autoconfiança e empatia, da resiliência e a superação de desafios. Além disso, percebeu-se o fortalecimento do espírito de cooperação e a revisão de conteúdos matemáticos. Depreende-se que o jogo analisado promove a mobilização das habilidades socioemocionais entre participantes e retoma muitos conceitos matemáticos relevantes, o que o caracteriza como um recurso importante para o ensino de matemática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7559_TB3164_27102024181242.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAYANA NASCIMENTO DE ALCÂNTARA" "autor_nome_curto" => "NAYANA" "autor_email" => "nayanaalcantara16@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }