O meio educacional atual contempla uma vasta diversidade de ferramentas didáticas que podem ser integradas às aulas tradicionais, fomentando o interesse dos alunos sobre os conteúdos ministrados pelo professor. Os avanços tecnológicos desencadeiam um embate com a educação quando estes não são inseridos corretamente em sala de aula ou nas atividades educacionais, podendo tornar-se equivalente ao ensino tradicional, entretanto com a utilização de um recurso digital. Neste sentido, é relevante que sejam inseridas metodologias apropriadas ao aprendizado do aluno, levando em consideração os aspectos presentes em seu cotidiano. Com o intuito de promover o interesse e aprendizado dos alunos sobre os conteúdos de Ciências, o presente trabalho apresenta estratégias didáticas aplicadas pelo projeto (Com)Ciência em ação, da Pró- Reitoria de Extensão da UFPA, em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola estadual localizada na região metropolitana de Belém, Pará, tendo como objetivos identificar e produzir recursos didáticos adaptados de acordo com as especificidades dos alunos, baseando-se na teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gadner. Os resultados obtidos a partir destas aplicações, expõem a eficácia das adequações metodológicas como estímulo ao processo de ensino e aprendizagem através do desenvolvimento da interação do aluno com o professor, a equipe do projeto e com os demais alunos da turma acerca dos conteúdos trabalhados nas aulas. As atividades diferenciadas aplicadas com as turmas proporcionaram aulas mais interessantes e participativas, instigando o raciocínio, coordenação motora e autonomia dos alunos neurotípicos e neurodivergentes. As peculiaridades dos discentes devem ser atentamente observadas pelos professores, haja vista que por meio da análise destas podem ser desenvolvidas estratégias metodológicas, as quais geralmente são táticas simplistas, entretanto cruciais para o desenvolvimento e aprendizado, solucionando grandes impasses contidos na educação.