O ensino da matemática nos anos iniciais tem uma importância significante para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Este artigo discute a relevância da resolução de problemas no ensino de matemática para alunos nos anos iniciais da educação básica. A resolução de problemas não apenas desperta habilidades matemáticas, mas também proporciona o desenvolvimento cognitivo, o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de tomada de decisão dos estudantes. Este trabalho tem como objetivos buscar e evidenciar a importância da resolução de problemas no ensino de matemática nos anos iniciais da educação básica. Ao enfrentar desafios matemáticos, os estudantes aprendem a aplicar conceitos teóricos em situações práticas, instigando o pensamento crítico e a autonomia intelectual. Além disso, a resolução de problemas oferece a chance para os discentes desenvolverem habilidades de colaboração e comunicação, à medida que discutem estratégias e esclarecem seus raciocínios. A metodologia deste trabalho será composta por uma revisão bibliográfica abrangente, que incluirá artigos científicos, livros, teses e outras fontes relevantes. Serão selecionados estudos que abordem os fundamentos do ensino da matemática nos anos iniciais e seus impactos no desenvolvimento das crianças. Para medir os resultados deste trabalho, será realizada uma análise qualitativa e quantitativa dos dados obtidos por meio da revisão bibliográfica. Investir no ensino da matemática desde cedo não só beneficia o desenvolvimento matemático das crianças, mas também impacta positivamente em seu sucesso educacional geral. Portanto, integrar a resolução de problemas de forma significativa no currículo de matemática dos anos iniciais é fundamental para uma educação matemática de qualidade e para preparar os alunos para os desafios futuros.