O presente artigo tem como finalidade analisar a relevância da integração de elementos culturais na aprendizagem das línguas espanhola e portuguesa, destacando de que forma o entendimento das culturas dos países de ambas as línguas pode aprimorar as habilidades linguísticas dos estudantes. Além disso, é discutido como a inclusão de elementos culturais, levando em consideração as tradições, os costumes, as músicas e a literatura, pode motivar e proporcionar aos alunos a compreensão mais aprofundada da língua alvo. Essa pesquisa tem como fundamentação o uso da competência comunicativa intercultural de um método adequado para a aprendizagem com foco no ensino de português - espanhol. Sendo assim, é possível ter como base teórica alguns autores e documentos oficiais, dentre eles: García Martínez (2007), Paraquett (2007), Mendes (2004); Base Nacional Comum Curricular (2018); Parâmetros Curriculares Nacionais (1998); Orientações Curriculares Nacionais (2006). Ao reconhecer a estreita relação entre língua e cultura, esse trabalho se fundamenta em uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Os resultados obtidos apontam para um enriquecimento cultural substancial em que os alunos podem desenvolver uma compreensão mais profunda das especificidades da língua alvo quando imersos nas duas culturas, compreendendo tanto a importância da sua própria cultura como a do outro, o que promove uma maior apreciação e respeito pela diversidade cultural. Posto isso, a análise bibliográfica realizada neste estudo confirma a estreita relação entre língua e cultura.