Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109501
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 886
    "inscrito_id" => 6488
    "titulo" => "PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "A abordagem do Conhecimento Científico (CC) em sala de aula configura-se como fator preponderante para a aquisição de competências e habilidades necessárias à formação dos alunos enquanto sujeitos capazes de participar de forma crítica e ativa nas diversas questões da sociedade. Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) apresentam-se como subsídios metodológicos capazes de fomentar a assimilação de conhecimentos científicos importantes para a formação holística dos alunos. Partindo dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo traçar um panorama dos OA utilizados como recursos metodológicos durante o processo de ensino e aprendizagem do CC na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). No que se refere aos seus aspectos metodológicos, a pesquisa situa-se no campo de uma abordagem qualitativa, assumindo os pressupostos de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A mesma se deu com base nos trabalhos presentes no portal de periódicos da CAPES publicados no período de 2019 a 2024, a fim de identificar os OA utilizados em cada estudo e seus respectivos contextos de utilização. Os trabalhos foram encontrados a partir da utilização dos seguintes termos de busca: “conhecimento científico”, “objetos de aprendizagem”, “ensino de química”, “ensino de física” e “ensino de biologia”. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram considerados um total de 16 artigos para integrar o corpus de análise da pesquisa. Os resultados evidenciaram diversas considerações sobre o potencial dinâmico e interativo dos OA, bem como, sobre a sua capacidade de desenvolver nos alunos a motivação necessária para o aprendizado de conceitos inerentes às disciplinas da área de CNT. Assim, observou-se que a utilização de OA durante o processo de ensino e aprendizagem na área de CNT reforça a lógica de uma prática que valorize o papel do CC para formação de sujeitos conscientes do seu papel na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6488_TB886_29022024155156.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TASSO EDSON FREIRE DIÓGENES"
    "autor_nome_curto" => "TASSO"
    "autor_email" => "tasso20231003391@alu.uern.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109501
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 886
    "inscrito_id" => 6488
    "titulo" => "PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS"
    "resumo" => "A abordagem do Conhecimento Científico (CC) em sala de aula configura-se como fator preponderante para a aquisição de competências e habilidades necessárias à formação dos alunos enquanto sujeitos capazes de participar de forma crítica e ativa nas diversas questões da sociedade. Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) apresentam-se como subsídios metodológicos capazes de fomentar a assimilação de conhecimentos científicos importantes para a formação holística dos alunos. Partindo dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo traçar um panorama dos OA utilizados como recursos metodológicos durante o processo de ensino e aprendizagem do CC na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). No que se refere aos seus aspectos metodológicos, a pesquisa situa-se no campo de uma abordagem qualitativa, assumindo os pressupostos de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A mesma se deu com base nos trabalhos presentes no portal de periódicos da CAPES publicados no período de 2019 a 2024, a fim de identificar os OA utilizados em cada estudo e seus respectivos contextos de utilização. Os trabalhos foram encontrados a partir da utilização dos seguintes termos de busca: “conhecimento científico”, “objetos de aprendizagem”, “ensino de química”, “ensino de física” e “ensino de biologia”. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram considerados um total de 16 artigos para integrar o corpus de análise da pesquisa. Os resultados evidenciaram diversas considerações sobre o potencial dinâmico e interativo dos OA, bem como, sobre a sua capacidade de desenvolver nos alunos a motivação necessária para o aprendizado de conceitos inerentes às disciplinas da área de CNT. Assim, observou-se que a utilização de OA durante o processo de ensino e aprendizagem na área de CNT reforça a lógica de uma prática que valorize o papel do CC para formação de sujeitos conscientes do seu papel na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6488_TB886_29022024155156.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TASSO EDSON FREIRE DIÓGENES"
    "autor_nome_curto" => "TASSO"
    "autor_email" => "tasso20231003391@alu.uern.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A abordagem do Conhecimento Científico (CC) em sala de aula configura-se como fator preponderante para a aquisição de competências e habilidades necessárias à formação dos alunos enquanto sujeitos capazes de participar de forma crítica e ativa nas diversas questões da sociedade. Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) apresentam-se como subsídios metodológicos capazes de fomentar a assimilação de conhecimentos científicos importantes para a formação holística dos alunos. Partindo dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo traçar um panorama dos OA utilizados como recursos metodológicos durante o processo de ensino e aprendizagem do CC na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). No que se refere aos seus aspectos metodológicos, a pesquisa situa-se no campo de uma abordagem qualitativa, assumindo os pressupostos de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A mesma se deu com base nos trabalhos presentes no portal de periódicos da CAPES publicados no período de 2019 a 2024, a fim de identificar os OA utilizados em cada estudo e seus respectivos contextos de utilização. Os trabalhos foram encontrados a partir da utilização dos seguintes termos de busca: “conhecimento científico”, “objetos de aprendizagem”, “ensino de química”, “ensino de física” e “ensino de biologia”. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram considerados um total de 16 artigos para integrar o corpus de análise da pesquisa. Os resultados evidenciaram diversas considerações sobre o potencial dinâmico e interativo dos OA, bem como, sobre a sua capacidade de desenvolver nos alunos a motivação necessária para o aprendizado de conceitos inerentes às disciplinas da área de CNT. Assim, observou-se que a utilização de OA durante o processo de ensino e aprendizagem na área de CNT reforça a lógica de uma prática que valorize o papel do CC para formação de sujeitos conscientes do seu papel na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.