A abordagem do Conhecimento Científico (CC) em sala de aula configura-se como fator preponderante para a aquisição de competências e habilidades necessárias à formação dos alunos enquanto sujeitos capazes de participar de forma crítica e ativa nas diversas questões da sociedade. Nesse contexto, os Objetos de Aprendizagem (OA) apresentam-se como subsídios metodológicos capazes de fomentar a assimilação de conhecimentos científicos importantes para a formação holística dos alunos. Partindo dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo traçar um panorama dos OA utilizados como recursos metodológicos durante o processo de ensino e aprendizagem do CC na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). No que se refere aos seus aspectos metodológicos, a pesquisa situa-se no campo de uma abordagem qualitativa, assumindo os pressupostos de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A mesma se deu com base nos trabalhos presentes no portal de periódicos da CAPES publicados no período de 2019 a 2024, a fim de identificar os OA utilizados em cada estudo e seus respectivos contextos de utilização. Os trabalhos foram encontrados a partir da utilização dos seguintes termos de busca: “conhecimento científico”, “objetos de aprendizagem”, “ensino de química”, “ensino de física” e “ensino de biologia”. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram considerados um total de 16 artigos para integrar o corpus de análise da pesquisa. Os resultados evidenciaram diversas considerações sobre o potencial dinâmico e interativo dos OA, bem como, sobre a sua capacidade de desenvolver nos alunos a motivação necessária para o aprendizado de conceitos inerentes às disciplinas da área de CNT. Assim, observou-se que a utilização de OA durante o processo de ensino e aprendizagem na área de CNT reforça a lógica de uma prática que valorize o papel do CC para formação de sujeitos conscientes do seu papel na sociedade.