O estudo está inserido no contexto de ensino e aprendizagem de graduandos do curso de Ciências Contábeis e tem como foco de investigação a construção lógica do pensamento, necessária para a compreensão da formalização dos registros Contábeis. A formalização do conhecimento contábil, em especial da escrituração, implica em raciocínios de inversões e reciprocidades (reversibilidades), comumente causadores de incompreensão nos estudantes. Nesse sentido, delineou-se como objetivo principal identificar quais reversibilidades lógicas são operadas pelos estudantes das disciplinas de Contabilidade ao realizarem uma tarefa de escrituração contábil, de modo a conhecer os processos lógicos dos estudantes. Fundamenta-se na teoria piagetiana para compreender os processos lógicos próprios da natureza contábil e como esses podem ser explicados a partir das reversibilidades lógicas do modelo teórico da estrutura de grupo INRC ([I]identidade; [N]negação; [R]recíproca; [C]correlativa), característica principal do pensamento operatório formal. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva. Entre os resultados, identificou-se que, primeiro: a reversibilidade própria de um lançamento contábil é uma recíproca (R), originada pela coerência lógica e contábil do lançamento. Segundo: dentre os estudantes investigados foram identificadas (regularidades) formas típicas de realização de lançamentos: 1ª forma: o lançamento operado tem coerência lógica e coerência contábil (reversibilidade recíproca (R)); 2ª forma: o lançamento operado tem coerência lógica e incoerência contábil (reversibilidade recíproca (R)) e; 3ª forma: o lançamento operado tem incoerência lógica e incoerência contábil (reversibilidade negação (N)). A identificação do processo lógico dos estudantes, possibilitou reconhecer se as dificuldades estão relacionadas aos conteúdos ou às construções lógicas do pensamento e, nesse último caso, a insistência na repetição das explicações dos conteúdos não será suficiente para sanar as dificuldades de compreensão. Como contribuição à área, o estudo possibilitou diferente perspectiva para aprofundar na problemática de ensino e aprendizagem de Contabilidade, ou seja, a das construções lógicas do pensamento.