Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE CONTABILIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109489
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 873
    "inscrito_id" => 1634
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE CONTABILIDADE"
    "resumo" => "O estudo está inserido no contexto de ensino e aprendizagem de graduandos do curso de Ciências Contábeis e tem como foco de investigação a construção lógica do pensamento, necessária para a compreensão da formalização dos registros Contábeis. A formalização do conhecimento contábil, em especial da escrituração, implica em raciocínios de inversões e reciprocidades (reversibilidades), comumente causadores de incompreensão nos estudantes. Nesse sentido, delineou-se como objetivo principal identificar quais reversibilidades lógicas são operadas pelos estudantes das disciplinas de Contabilidade ao realizarem uma tarefa de escrituração contábil, de modo a conhecer os processos lógicos dos estudantes. Fundamenta-se na teoria piagetiana para compreender os processos lógicos próprios da natureza contábil e como esses podem ser explicados a partir das reversibilidades lógicas do modelo teórico da estrutura de grupo INRC ([I]identidade; [N]negação; [R]recíproca; [C]correlativa), característica principal do pensamento operatório formal. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva. Entre os resultados, identificou-se que, primeiro: a reversibilidade própria de um lançamento contábil é uma recíproca (R), originada pela coerência lógica e contábil do lançamento. Segundo: dentre os estudantes investigados foram identificadas (regularidades) formas típicas de realização de lançamentos: 1ª forma: o lançamento operado tem coerência lógica e coerência contábil (reversibilidade recíproca (R)); 2ª forma: o lançamento operado tem coerência lógica e incoerência contábil (reversibilidade recíproca (R)) e; 3ª forma: o lançamento operado tem incoerência lógica e incoerência contábil (reversibilidade negação (N)). A identificação do processo lógico dos estudantes, possibilitou reconhecer se as dificuldades estão relacionadas aos conteúdos ou às construções lógicas do pensamento e, nesse último caso, a insistência na repetição das explicações dos conteúdos não será suficiente para sanar as dificuldades de compreensão. Como contribuição à área, o estudo possibilitou diferente perspectiva para aprofundar na problemática de ensino e aprendizagem de Contabilidade, ou seja, a das construções lógicas do pensamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1634_TB873_29022024151809.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTIA LISIANE DA SILVA RENZ"
    "autor_nome_curto" => "CINTIA LISIANE"
    "autor_email" => "cintia.renz@osorio.ifrs.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109489
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 873
    "inscrito_id" => 1634
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE CONTABILIDADE"
    "resumo" => "O estudo está inserido no contexto de ensino e aprendizagem de graduandos do curso de Ciências Contábeis e tem como foco de investigação a construção lógica do pensamento, necessária para a compreensão da formalização dos registros Contábeis. A formalização do conhecimento contábil, em especial da escrituração, implica em raciocínios de inversões e reciprocidades (reversibilidades), comumente causadores de incompreensão nos estudantes. Nesse sentido, delineou-se como objetivo principal identificar quais reversibilidades lógicas são operadas pelos estudantes das disciplinas de Contabilidade ao realizarem uma tarefa de escrituração contábil, de modo a conhecer os processos lógicos dos estudantes. Fundamenta-se na teoria piagetiana para compreender os processos lógicos próprios da natureza contábil e como esses podem ser explicados a partir das reversibilidades lógicas do modelo teórico da estrutura de grupo INRC ([I]identidade; [N]negação; [R]recíproca; [C]correlativa), característica principal do pensamento operatório formal. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva. Entre os resultados, identificou-se que, primeiro: a reversibilidade própria de um lançamento contábil é uma recíproca (R), originada pela coerência lógica e contábil do lançamento. Segundo: dentre os estudantes investigados foram identificadas (regularidades) formas típicas de realização de lançamentos: 1ª forma: o lançamento operado tem coerência lógica e coerência contábil (reversibilidade recíproca (R)); 2ª forma: o lançamento operado tem coerência lógica e incoerência contábil (reversibilidade recíproca (R)) e; 3ª forma: o lançamento operado tem incoerência lógica e incoerência contábil (reversibilidade negação (N)). A identificação do processo lógico dos estudantes, possibilitou reconhecer se as dificuldades estão relacionadas aos conteúdos ou às construções lógicas do pensamento e, nesse último caso, a insistência na repetição das explicações dos conteúdos não será suficiente para sanar as dificuldades de compreensão. Como contribuição à área, o estudo possibilitou diferente perspectiva para aprofundar na problemática de ensino e aprendizagem de Contabilidade, ou seja, a das construções lógicas do pensamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1634_TB873_29022024151809.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTIA LISIANE DA SILVA RENZ"
    "autor_nome_curto" => "CINTIA LISIANE"
    "autor_email" => "cintia.renz@osorio.ifrs.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O estudo está inserido no contexto de ensino e aprendizagem de graduandos do curso de Ciências Contábeis e tem como foco de investigação a construção lógica do pensamento, necessária para a compreensão da formalização dos registros Contábeis. A formalização do conhecimento contábil, em especial da escrituração, implica em raciocínios de inversões e reciprocidades (reversibilidades), comumente causadores de incompreensão nos estudantes. Nesse sentido, delineou-se como objetivo principal identificar quais reversibilidades lógicas são operadas pelos estudantes das disciplinas de Contabilidade ao realizarem uma tarefa de escrituração contábil, de modo a conhecer os processos lógicos dos estudantes. Fundamenta-se na teoria piagetiana para compreender os processos lógicos próprios da natureza contábil e como esses podem ser explicados a partir das reversibilidades lógicas do modelo teórico da estrutura de grupo INRC ([I]identidade; [N]negação; [R]recíproca; [C]correlativa), característica principal do pensamento operatório formal. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória-descritiva. Entre os resultados, identificou-se que, primeiro: a reversibilidade própria de um lançamento contábil é uma recíproca (R), originada pela coerência lógica e contábil do lançamento. Segundo: dentre os estudantes investigados foram identificadas (regularidades) formas típicas de realização de lançamentos: 1ª forma: o lançamento operado tem coerência lógica e coerência contábil (reversibilidade recíproca (R)); 2ª forma: o lançamento operado tem coerência lógica e incoerência contábil (reversibilidade recíproca (R)) e; 3ª forma: o lançamento operado tem incoerência lógica e incoerência contábil (reversibilidade negação (N)). A identificação do processo lógico dos estudantes, possibilitou reconhecer se as dificuldades estão relacionadas aos conteúdos ou às construções lógicas do pensamento e, nesse último caso, a insistência na repetição das explicações dos conteúdos não será suficiente para sanar as dificuldades de compreensão. Como contribuição à área, o estudo possibilitou diferente perspectiva para aprofundar na problemática de ensino e aprendizagem de Contabilidade, ou seja, a das construções lógicas do pensamento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.