Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e currículo
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109483
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 864
    "inscrito_id" => 7053
    "titulo" => "A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Por trás do termo “Relação Pedagógica” é possível traçar diversas definições, levando em consideração a referência por quem será descrita. Isso porque o trabalho pedagógico trata-se de uma atividade com objetivos traçados antes mesmo de sua aplicação e pensado de forma sempre flexível, buscando atender às demandas diárias encontradas em sala de aula. A escola enquanto “instituição de educação formal” agrega uma diversidade de relações humanas em vários âmbitos. Desta forma, a relação pedagógica em nível escolar é bastante ampla e abrange os mais diversos setores nos quais o aluno se envolve e se relaciona. O que trataremos neste trabalho é a relação pedagógica mais direcionada ao professor-aluno, àquela na qual se configura o processo de ensino-aprendizagem, e que tem por objetivo principal a construção de conhecimentos que emergem nessa relação. Trazemos nesse trabalho reflexões sobre a relação pedagógica como fruto de nossas vivências no exercício de nossas funções como professoras em escolas municipais na cidade de Fortaleza-CE. Estas reflexões não intencionam esgotar a complexidade dessa relação, uma vez que está delimitada a investigar a afetividade como promotora de desenvolvimento e aprendizagem nesse processo, incluindo professor, aluno e família. Na escola em que trabalhamos, Escola Municipal Professora Maria Liduína Correa Leite, em Fortaleza, foi desenvolvida uma série de ações que estão colaborando no processo de resgate de aprendizagem dos alunos após dois anos afastados do ambiente escolar devido a pandemia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7053_TB864_11102024141513.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGINA DE JESUS DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "REGINA"
    "autor_email" => "reginajsm@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109483
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 864
    "inscrito_id" => 7053
    "titulo" => "A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Por trás do termo “Relação Pedagógica” é possível traçar diversas definições, levando em consideração a referência por quem será descrita. Isso porque o trabalho pedagógico trata-se de uma atividade com objetivos traçados antes mesmo de sua aplicação e pensado de forma sempre flexível, buscando atender às demandas diárias encontradas em sala de aula. A escola enquanto “instituição de educação formal” agrega uma diversidade de relações humanas em vários âmbitos. Desta forma, a relação pedagógica em nível escolar é bastante ampla e abrange os mais diversos setores nos quais o aluno se envolve e se relaciona. O que trataremos neste trabalho é a relação pedagógica mais direcionada ao professor-aluno, àquela na qual se configura o processo de ensino-aprendizagem, e que tem por objetivo principal a construção de conhecimentos que emergem nessa relação. Trazemos nesse trabalho reflexões sobre a relação pedagógica como fruto de nossas vivências no exercício de nossas funções como professoras em escolas municipais na cidade de Fortaleza-CE. Estas reflexões não intencionam esgotar a complexidade dessa relação, uma vez que está delimitada a investigar a afetividade como promotora de desenvolvimento e aprendizagem nesse processo, incluindo professor, aluno e família. Na escola em que trabalhamos, Escola Municipal Professora Maria Liduína Correa Leite, em Fortaleza, foi desenvolvida uma série de ações que estão colaborando no processo de resgate de aprendizagem dos alunos após dois anos afastados do ambiente escolar devido a pandemia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7053_TB864_11102024141513.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGINA DE JESUS DA SILVA MELO"
    "autor_nome_curto" => "REGINA"
    "autor_email" => "reginajsm@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Por trás do termo “Relação Pedagógica” é possível traçar diversas definições, levando em consideração a referência por quem será descrita. Isso porque o trabalho pedagógico trata-se de uma atividade com objetivos traçados antes mesmo de sua aplicação e pensado de forma sempre flexível, buscando atender às demandas diárias encontradas em sala de aula. A escola enquanto “instituição de educação formal” agrega uma diversidade de relações humanas em vários âmbitos. Desta forma, a relação pedagógica em nível escolar é bastante ampla e abrange os mais diversos setores nos quais o aluno se envolve e se relaciona. O que trataremos neste trabalho é a relação pedagógica mais direcionada ao professor-aluno, àquela na qual se configura o processo de ensino-aprendizagem, e que tem por objetivo principal a construção de conhecimentos que emergem nessa relação. Trazemos nesse trabalho reflexões sobre a relação pedagógica como fruto de nossas vivências no exercício de nossas funções como professoras em escolas municipais na cidade de Fortaleza-CE. Estas reflexões não intencionam esgotar a complexidade dessa relação, uma vez que está delimitada a investigar a afetividade como promotora de desenvolvimento e aprendizagem nesse processo, incluindo professor, aluno e família. Na escola em que trabalhamos, Escola Municipal Professora Maria Liduína Correa Leite, em Fortaleza, foi desenvolvida uma série de ações que estão colaborando no processo de resgate de aprendizagem dos alunos após dois anos afastados do ambiente escolar devido a pandemia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.