Por trás do termo “Relação Pedagógica” é possível traçar diversas definições, levando em consideração a referência por quem será descrita. Isso porque o trabalho pedagógico trata-se de uma atividade com objetivos traçados antes mesmo de sua aplicação e pensado de forma sempre flexível, buscando atender às demandas diárias encontradas em sala de aula. A escola enquanto “instituição de educação formal” agrega uma diversidade de relações humanas em vários âmbitos. Desta forma, a relação pedagógica em nível escolar é bastante ampla e abrange os mais diversos setores nos quais o aluno se envolve e se relaciona. O que trataremos neste trabalho é a relação pedagógica mais direcionada ao professor-aluno, àquela na qual se configura o processo de ensino-aprendizagem, e que tem por objetivo principal a construção de conhecimentos que emergem nessa relação. Trazemos nesse trabalho reflexões sobre a relação pedagógica como fruto de nossas vivências no exercício de nossas funções como professoras em escolas municipais na cidade de Fortaleza-CE. Estas reflexões não intencionam esgotar a complexidade dessa relação, uma vez que está delimitada a investigar a afetividade como promotora de desenvolvimento e aprendizagem nesse processo, incluindo professor, aluno e família. Na escola em que trabalhamos, Escola Municipal Professora Maria Liduína Correa Leite, em Fortaleza, foi desenvolvida uma série de ações que estão colaborando no processo de resgate de aprendizagem dos alunos após dois anos afastados do ambiente escolar devido a pandemia.