Este relato de experiência descreve a participação de uma graduanda do 5° período em pedagogia, na elaboração e aplicação de uma intervenção pedagógica em linguagem escrita com adolescentes disléxicos no contexto clínico. A intervenção foi elaborada a partir de estudo de casos realizados por fonoaudiólogos, neuropsicólogos, pedagoga e graduanda em pedagogia. Os três adolescentes disléxicos eram atendidos pela equipe de um laboratório interdisciplinar, cursavam o 8ª e 9ª ano do Ensino Fundamental, tinham entre 13 e 15 anos e eram do sexo masculino. O objetivo é relatar a experiência de uma intervenção pedagógica em ambiente clínico para adolescentes com dislexia do desenvolvimento. A intervenção foi constituída por 12 sessões que explorou as habilidades de consciência fonológica, fluência e compreensão leitora, atenção/concentração e escrita. A intervenção foi aplicada pela graduanda sob supervisão de uma fonoaudióloga e uma pedagoga, os materiais lúdicos estavam voltados para a estimulação da consciência fonológica adaptados para a idade dos participantes. Nos resultados foi possível observar a assistência pedagógica em contexto clínico, o acompanhamento do desenvolvimento dos adolescentes nas atividades, a criação de materiais para envolver os gêneros textuais, utilização da “geladeiroteca” para contribuir com leituras dos gêneros literários do interesse dos participantes, elaboração de materiais para domicílio para colaborar com a consolidação da intervenção intermediada pelos pais, comunicação efetiva com os responsáveis, produção do portfólio para acompanhar as atividades e a aplicação das estratégias interventivas partindo de um planejamento sistematizado construído de forma interdisciplinar. Desta forma, a intervenção mostrou-se efetiva, com importante influência no desenvolvimento das habilidades em leitura e escrita dos participantes. A experiência da intervenção pedagógica proporcionou o desenvolvimento educacional dos jovens com dislexia, no contexto clínico e o progresso escolar, mediante o retorno dos pais e a observação durante o período da intervenção.