INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM LEITURA E ESCRITA PARA ADOLESCENTES COM DISLEXIA EM CONTEXTO CLÍNICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109406 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 759 "inscrito_id" => 3925 "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM LEITURA E ESCRITA PARA ADOLESCENTES COM DISLEXIA EM CONTEXTO CLÍNICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este relato de experiência descreve a participação de uma graduanda do 5° período em pedagogia, na elaboração e aplicação de uma intervenção pedagógica em linguagem escrita com adolescentes disléxicos no contexto clínico. A intervenção foi elaborada a partir de estudo de casos realizados por fonoaudiólogos, neuropsicólogos, pedagoga e graduanda em pedagogia. Os três adolescentes disléxicos eram atendidos pela equipe de um laboratório interdisciplinar, cursavam o 8ª e 9ª ano do Ensino Fundamental, tinham entre 13 e 15 anos e eram do sexo masculino. O objetivo é relatar a experiência de uma intervenção pedagógica em ambiente clínico para adolescentes com dislexia do desenvolvimento. A intervenção foi constituída por 12 sessões que explorou as habilidades de consciência fonológica, fluência e compreensão leitora, atenção/concentração e escrita. A intervenção foi aplicada pela graduanda sob supervisão de uma fonoaudióloga e uma pedagoga, os materiais lúdicos estavam voltados para a estimulação da consciência fonológica adaptados para a idade dos participantes. Nos resultados foi possível observar a assistência pedagógica em contexto clínico, o acompanhamento do desenvolvimento dos adolescentes nas atividades, a criação de materiais para envolver os gêneros textuais, utilização da “geladeiroteca” para contribuir com leituras dos gêneros literários do interesse dos participantes, elaboração de materiais para domicílio para colaborar com a consolidação da intervenção intermediada pelos pais, comunicação efetiva com os responsáveis, produção do portfólio para acompanhar as atividades e a aplicação das estratégias interventivas partindo de um planejamento sistematizado construído de forma interdisciplinar. Desta forma, a intervenção mostrou-se efetiva, com importante influência no desenvolvimento das habilidades em leitura e escrita dos participantes. A experiência da intervenção pedagógica proporcionou o desenvolvimento educacional dos jovens com dislexia, no contexto clínico e o progresso escolar, mediante o retorno dos pais e a observação durante o período da intervenção." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3925_TB759_30092024221507.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA GOMES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MARIA VITÓRIA" "autor_email" => "vitoria.gomes.118@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109406 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 759 "inscrito_id" => 3925 "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM LEITURA E ESCRITA PARA ADOLESCENTES COM DISLEXIA EM CONTEXTO CLÍNICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este relato de experiência descreve a participação de uma graduanda do 5° período em pedagogia, na elaboração e aplicação de uma intervenção pedagógica em linguagem escrita com adolescentes disléxicos no contexto clínico. A intervenção foi elaborada a partir de estudo de casos realizados por fonoaudiólogos, neuropsicólogos, pedagoga e graduanda em pedagogia. Os três adolescentes disléxicos eram atendidos pela equipe de um laboratório interdisciplinar, cursavam o 8ª e 9ª ano do Ensino Fundamental, tinham entre 13 e 15 anos e eram do sexo masculino. O objetivo é relatar a experiência de uma intervenção pedagógica em ambiente clínico para adolescentes com dislexia do desenvolvimento. A intervenção foi constituída por 12 sessões que explorou as habilidades de consciência fonológica, fluência e compreensão leitora, atenção/concentração e escrita. A intervenção foi aplicada pela graduanda sob supervisão de uma fonoaudióloga e uma pedagoga, os materiais lúdicos estavam voltados para a estimulação da consciência fonológica adaptados para a idade dos participantes. Nos resultados foi possível observar a assistência pedagógica em contexto clínico, o acompanhamento do desenvolvimento dos adolescentes nas atividades, a criação de materiais para envolver os gêneros textuais, utilização da “geladeiroteca” para contribuir com leituras dos gêneros literários do interesse dos participantes, elaboração de materiais para domicílio para colaborar com a consolidação da intervenção intermediada pelos pais, comunicação efetiva com os responsáveis, produção do portfólio para acompanhar as atividades e a aplicação das estratégias interventivas partindo de um planejamento sistematizado construído de forma interdisciplinar. Desta forma, a intervenção mostrou-se efetiva, com importante influência no desenvolvimento das habilidades em leitura e escrita dos participantes. A experiência da intervenção pedagógica proporcionou o desenvolvimento educacional dos jovens com dislexia, no contexto clínico e o progresso escolar, mediante o retorno dos pais e a observação durante o período da intervenção." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3925_TB759_30092024221507.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA GOMES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MARIA VITÓRIA" "autor_email" => "vitoria.gomes.118@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }