ARCHANJO, Reginaldo Miguel. Historia da avaliação no ensino de matemática. Anais XV EBRAPEM... Campina Grande: Realize Editora, 2011. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/1090>. Acesso em: 22/12/2024 15:03
Este trabalho apresentará em seu corpo uma discussão a respeito da trajetória dos métodos e processos avaliativos no decorrer da história educacional brasileira focando principalmente os anos de 1960 a 1980, tendo por alvo, entrevistas com professores, que nesta época desenvolveram seu trabalho pedagógico e por isso forneceram suas experiências com a avaliação. A parte das entrevistas ainda está em andamento e, por isso, não será apresentada nesse artigo.Tendo em vista que este trabalho é fruto de meu projeto de pesquisa que posteriormente se configurará numa dissertação de mestrado, houve a necessidade de um maior entendimento de como se trabalhou avaliação durante reformas e movimentos que precederam a época objetivada. Para um embasamento teórico buscamos em trabalhos e avaliações da época referenciais que nos possibilitassem a análise sobre o histórico da avaliação, vislumbrando sua função e importância na construção do atual modelo educacional brasileiro, considerando que tal ferramenta por anos foi utilizada apenas em processos seletivos, como no caso dos “exames de admissão” e hoje é considerada de ferramenta pedagógica à indicador para políticas públicas.