BAGNE, Juliana. Um ambiente de problematizações com alunos dos alunos iniciais. Anais XV EBRAPEM... Campina Grande: Realize Editora, 2011. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/1017>. Acesso em: 25/11/2024 08:19
Resumo Esta comunicação centra-se na temática “Práticas educativas em educação matemática” e apresenta uma pesquisa cujo foco é a problematização em sala de aula com alunos de 6 e 7 anos de uma escola municipal de Jundiaí (SP). Parte-se da hipótese de que o trabalho com situações-problemas pode ser mais envolvente quando parte de situações significativas para os alunos. O objetivo da pesquisa é analisar o processo de elaboração conceitual em matemática pelos alunos quando inseridos numa perspectiva de trabalho interdisciplinar. O recorte aqui apresentado refere-se a uma tarefa em que os alunos precisam identificar valores numéricos no eixo y de um gráfico, quando este foi construído em escala. A documentação da pesquisa é constituída de audiogravação de aulas, registros dos alunos e diário de campo da pesquisadora. Os resultados apontam que o ambiente criado em sala de aula possibilitou o diálogo entre os alunos, promovendo a circulação de significações matemáticas.