Este artigo tem por finalidade relatar sobre a elaboração e concretização do projeto “Uma reflexão sobre gênero, sexualidade e educação sexual na escola”, realizado pelos bolsistas do subprojeto de Pedagogia/Gestão Pedagógica-Ensino Médio, na qual o campo de pesquisa foi o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães/Jequié-BA. Utilizamos como metodologia o estudo etnográfico com um trabalho de observação participante, que envolveu estudos em aportes teóricos sobre a temática. Dessa forma, desenvolvemos o projeto de intervenção com o intuito de abordar discussões sobre gênero e sexualidade e educação sexual, propiciando diálogos com as turmas do 1º e 2º ano do ensino médio, turno vespertino. Neste sentido, buscamos por meio de uma roda de conversa com os estudantes evidenciar a importância de discutir assuntos que permeiam as dúvidas e ansiedades dos adolescentes, sobretudo visando o aprender e o educar com os discentes e professores, que por sua vez nos faz refletir sobre a sua relevância na instituição educacional. Além disso, durante a realização do projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de sancionar os seus questionamentos quanto a temática e o evento, e fizeram sugestões para os próximos. Constamos ao final da roda de conversa que foi muito significativo para todos discorrer essa temática na escola, especialmente com as turmas mencionadas, pois percebemos que os estudantes e professores despertaram novos olhares e descobertas sobre o assunto que perpassa as multiplicidades, das diversidades de gênero e orientação sexual, desfazendo assim, o próprio conceito de gênero e sexualidade para a construção de novas compreensões sobre a temática.