Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXERCITANDO SOFT SKILLS NO CONTEXTO ESCOLAR COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, PROTAGONISMO DISCENTE, HABILIDADES INTERPESSOAIS, HABILIDADES TÉCNICAS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E-book GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108730
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1017
    "inscrito_id" => 11114
    "titulo" => "EXERCITANDO SOFT SKILLS NO CONTEXTO ESCOLAR COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS"
    "resumo" => "O contexto escolar é conhecido como o espaço onde se adquirem os conhecimentos que viabilizam a continuidade dos estudos até que se alcance, no mínimo, uma posição social capaz de prover o sustento. Pode-se dizer, com base nisso, que os anos de escolaridade se dedicam ao desenvolvimento de hard skills, ou seja, habilidades adquiridas por meio de educação formal, prática e repetição, e mensuradas por meio de avaliações. Apesar de essenciais, essas habilidades não são as únicas demandadas na sociedade. Tão importantes quanto elas, as soft skills são essenciais ao desenvolvimento humano e estão relacionadas a capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, flexibilidade, dentre outras. Embora não se questione a importância dessas habilidades, elas são comumente negligenciadas no contexto escolar e relegadas a uma aprendizagem informal ao longo da vida. O resultado, no longo prazo, é uma sociedade cada vez mais individualista e indiferente ao próximo e suas necessidades. Outra realidade que ainda ocupa pouco espaço nos ambientes escolares é aquela na qual o professor atua como um guia ao longo do processo de aprendizagem, e não como o detentor de todo o conhecimento. Isto posto, este trabalho apresenta uma proposta de exercício de soft skills por meio de uma atividade que adota a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em uma turma de 3o ano do Ensino Médio Técnico em Informática. Considerado um tipo de metodologia ativa, a ABP se dedica à solução criativa de problemas por meio de um conjunto de etapas que exercitam o trabalho em equipe, a empatia e a criatividade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, PROTAGONISMO DISCENTE, HABILIDADES INTERPESSOAIS, HABILIDADES TÉCNICAS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "66a931b2584b5_30072024153218.pdf"
    "created_at" => "2024-07-30 15:32:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE SILVESTRE ROSA SERRÃO"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "alinesrserrao@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108730
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1017
    "inscrito_id" => 11114
    "titulo" => "EXERCITANDO SOFT SKILLS NO CONTEXTO ESCOLAR COM A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS"
    "resumo" => "O contexto escolar é conhecido como o espaço onde se adquirem os conhecimentos que viabilizam a continuidade dos estudos até que se alcance, no mínimo, uma posição social capaz de prover o sustento. Pode-se dizer, com base nisso, que os anos de escolaridade se dedicam ao desenvolvimento de hard skills, ou seja, habilidades adquiridas por meio de educação formal, prática e repetição, e mensuradas por meio de avaliações. Apesar de essenciais, essas habilidades não são as únicas demandadas na sociedade. Tão importantes quanto elas, as soft skills são essenciais ao desenvolvimento humano e estão relacionadas a capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, flexibilidade, dentre outras. Embora não se questione a importância dessas habilidades, elas são comumente negligenciadas no contexto escolar e relegadas a uma aprendizagem informal ao longo da vida. O resultado, no longo prazo, é uma sociedade cada vez mais individualista e indiferente ao próximo e suas necessidades. Outra realidade que ainda ocupa pouco espaço nos ambientes escolares é aquela na qual o professor atua como um guia ao longo do processo de aprendizagem, e não como o detentor de todo o conhecimento. Isto posto, este trabalho apresenta uma proposta de exercício de soft skills por meio de uma atividade que adota a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em uma turma de 3o ano do Ensino Médio Técnico em Informática. Considerado um tipo de metodologia ativa, a ABP se dedica à solução criativa de problemas por meio de um conjunto de etapas que exercitam o trabalho em equipe, a empatia e a criatividade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, PROTAGONISMO DISCENTE, HABILIDADES INTERPESSOAIS, HABILIDADES TÉCNICAS, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "66a931b2584b5_30072024153218.pdf"
    "created_at" => "2024-07-30 15:32:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE SILVESTRE ROSA SERRÃO"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "alinesrserrao@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O contexto escolar é conhecido como o espaço onde se adquirem os conhecimentos que viabilizam a continuidade dos estudos até que se alcance, no mínimo, uma posição social capaz de prover o sustento. Pode-se dizer, com base nisso, que os anos de escolaridade se dedicam ao desenvolvimento de hard skills, ou seja, habilidades adquiridas por meio de educação formal, prática e repetição, e mensuradas por meio de avaliações. Apesar de essenciais, essas habilidades não são as únicas demandadas na sociedade. Tão importantes quanto elas, as soft skills são essenciais ao desenvolvimento humano e estão relacionadas a capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, flexibilidade, dentre outras. Embora não se questione a importância dessas habilidades, elas são comumente negligenciadas no contexto escolar e relegadas a uma aprendizagem informal ao longo da vida. O resultado, no longo prazo, é uma sociedade cada vez mais individualista e indiferente ao próximo e suas necessidades. Outra realidade que ainda ocupa pouco espaço nos ambientes escolares é aquela na qual o professor atua como um guia ao longo do processo de aprendizagem, e não como o detentor de todo o conhecimento. Isto posto, este trabalho apresenta uma proposta de exercício de soft skills por meio de uma atividade que adota a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em uma turma de 3o ano do Ensino Médio Técnico em Informática. Considerado um tipo de metodologia ativa, a ABP se dedica à solução criativa de problemas por meio de um conjunto de etapas que exercitam o trabalho em equipe, a empatia e a criatividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.