MARQUES, Jessica Maria Dornelas De Souza et al.. Encontrando o equilíbrio. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/96323>. Acesso em: 22/11/2024 21:35
A pandemia apesar de ter acabado fez fervilhar nas pessoas desgastes mentais que desencadeou distúrbios como depressão e ansiedade, no ano passado presenciamos inúmeras, sobretudo dos jovens do Ensino Médio, ausências nas aulas para chorar. Portanto, a prática do falar e meditar possibilita o desabafo dos seus problemas e ajuda a relaxar em momentos de crise. No entanto, é bem comum que jovens não consigam expressar suas emoções por meio de palavras, nem consigam equilibrar o que sentem e transformar o pensamento negativo em positivo. Também é perceptível que alguns deles não se preocupem com o bem-estar do outro, fazendo comentários ofensivos e denegrindo a imagem do outro. O medo constante de ser rejeitado perpassa o imaginário do jovem e provocam ações traumáticas, sejam elas mais evidentes, como o caso do recém adolescente que matou a professora a facadas ou mais sutis como as crises de ansiedade ou depressão. Assim, o presente texto tem como objetivo principal discutir a importância de políticas públicas que olhem com atenção as crianças e jovens no meio escolar, afim de promover consultas periódicas de atendimento psicológico nas escolas e práticas meditativas que o ajudem a manter o equilíbrio. Para tanto, utilizaremos: O livro Completo da Meditação – Equilibrando corpo, mente e equilíbrio de OSHO. Participaram desta pesquisa 43 jovens do 1º ano do Ensino Médio. Utilizamos como instrumento metodológico a observação in loco. Observamos a culpa por não ser a pessoa ideal para a mãe, dificuldade de realizar práticas meditativas pelo medo da aprovação do outro e os problemas que enfrentam em se autoavaliar positivamente.