Artigo Anais XI CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

TEM QUE ME DAR CONDIÇÃO! FEMINILIDADES CONTEMPORÂNEAS EM DISCURSO

Palavra-chaves: ESTUDOS CULTURAIS, GÊNERO, DISCURSO, MÚSICA, MÚSICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidades e Produção audiovisual
"2015-06-03 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10867
    "edicao_id" => 31
    "trabalho_id" => 361
    "inscrito_id" => 1249
    "titulo" => "TEM QUE ME DAR CONDIÇÃO!  FEMINILIDADES CONTEMPORÂNEAS EM DISCURSO"
    "resumo" => "Recorte de uma investigação mais ampla, o presente estudo pretende visibilizar e problematizar a operacionalidade de determinados discursos evidenciados em músicas associadas ao gênero contemporaneamente conhecido como funk ostentação na (re)produção de formas de viver a feminilidade na atualidade. Tais músicas eram apreciadas por um grupo de alunas, com idades entre treze e quinze anos. Alinhado às teorizações dos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos de Gênero em perspectiva pós-estruturalista é possível compreender as músicas escutadas pelas alunas como produções culturais e ainda, aproximar a análise dos comportamentos de homens e mulheres como relacionados às construções históricas e sociais, não somente como derivados de distinções biológicas. Compreendo também, neste estudo, as músicas escutadas pelas alunas como superfície de visibilidade de determinados enunciados e discursos a partir de subsídios da Análise do Discurso de inspiração foucaultiana. Apresento no texto, inicialmente, considerações acerca da constituição de um ideário de feminilidade, problematizando-o através das perspectivas teóricas elencadas. Posteriormente, apresento algumas características do gênero funk ostentação e ainda, problematizo fragmentos de algumas das músicas escutadas pelas jovens deste estudo, buscando visibilizar discursos sobre gênero, sexualidade e consumo evidenciados em tais músicas. Encerro este estudo com a certeza de que outros discursos poderiam ser problematizados na procura de visibilidade para dimensões ainda pouco estudadas no que se refere à constituição da juventude feminina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Produção audiovisual"
    "palavra_chave" => "ESTUDOS CULTURAIS, GÊNERO, DISCURSO, MÚSICA, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA3_ID1249_04052015013144.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:14:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA RIBEIRO DE VARGAS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA VARGAS"
    "autor_email" => "julivargas10@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ULBRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES"
    "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10867
    "edicao_id" => 31
    "trabalho_id" => 361
    "inscrito_id" => 1249
    "titulo" => "TEM QUE ME DAR CONDIÇÃO!  FEMINILIDADES CONTEMPORÂNEAS EM DISCURSO"
    "resumo" => "Recorte de uma investigação mais ampla, o presente estudo pretende visibilizar e problematizar a operacionalidade de determinados discursos evidenciados em músicas associadas ao gênero contemporaneamente conhecido como funk ostentação na (re)produção de formas de viver a feminilidade na atualidade. Tais músicas eram apreciadas por um grupo de alunas, com idades entre treze e quinze anos. Alinhado às teorizações dos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos de Gênero em perspectiva pós-estruturalista é possível compreender as músicas escutadas pelas alunas como produções culturais e ainda, aproximar a análise dos comportamentos de homens e mulheres como relacionados às construções históricas e sociais, não somente como derivados de distinções biológicas. Compreendo também, neste estudo, as músicas escutadas pelas alunas como superfície de visibilidade de determinados enunciados e discursos a partir de subsídios da Análise do Discurso de inspiração foucaultiana. Apresento no texto, inicialmente, considerações acerca da constituição de um ideário de feminilidade, problematizando-o através das perspectivas teóricas elencadas. Posteriormente, apresento algumas características do gênero funk ostentação e ainda, problematizo fragmentos de algumas das músicas escutadas pelas jovens deste estudo, buscando visibilizar discursos sobre gênero, sexualidade e consumo evidenciados em tais músicas. Encerro este estudo com a certeza de que outros discursos poderiam ser problematizados na procura de visibilidade para dimensões ainda pouco estudadas no que se refere à constituição da juventude feminina."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Produção audiovisual"
    "palavra_chave" => "ESTUDOS CULTURAIS, GÊNERO, DISCURSO, MÚSICA, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA3_ID1249_04052015013144.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:57"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:14:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA RIBEIRO DE VARGAS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA VARGAS"
    "autor_email" => "julivargas10@hotmail.com"
    "autor_ies" => "ULBRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES"
    "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de junho de 2015

Resumo

Recorte de uma investigação mais ampla, o presente estudo pretende visibilizar e problematizar a operacionalidade de determinados discursos evidenciados em músicas associadas ao gênero contemporaneamente conhecido como funk ostentação na (re)produção de formas de viver a feminilidade na atualidade. Tais músicas eram apreciadas por um grupo de alunas, com idades entre treze e quinze anos. Alinhado às teorizações dos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos de Gênero em perspectiva pós-estruturalista é possível compreender as músicas escutadas pelas alunas como produções culturais e ainda, aproximar a análise dos comportamentos de homens e mulheres como relacionados às construções históricas e sociais, não somente como derivados de distinções biológicas. Compreendo também, neste estudo, as músicas escutadas pelas alunas como superfície de visibilidade de determinados enunciados e discursos a partir de subsídios da Análise do Discurso de inspiração foucaultiana. Apresento no texto, inicialmente, considerações acerca da constituição de um ideário de feminilidade, problematizando-o através das perspectivas teóricas elencadas. Posteriormente, apresento algumas características do gênero funk ostentação e ainda, problematizo fragmentos de algumas das músicas escutadas pelas jovens deste estudo, buscando visibilizar discursos sobre gênero, sexualidade e consumo evidenciados em tais músicas. Encerro este estudo com a certeza de que outros discursos poderiam ser problematizados na procura de visibilidade para dimensões ainda pouco estudadas no que se refere à constituição da juventude feminina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.