O CASO MALALA E O TALIBÃ: UM ESTUDO ACERCA DO CONFLITO ENTRE A LUTA PELA EDUCAÇÃO FEMININA E A TRADIÇÃO CULTURAL-RELIGIOSA DO FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO.
"2015-06-03 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10735 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 423 "inscrito_id" => 1078 "titulo" => "O CASO MALALA E O TALIBÃ: UM ESTUDO ACERCA DO CONFLITO ENTRE A LUTA PELA EDUCAÇÃO FEMININA E A TRADIÇÃO CULTURAL-RELIGIOSA DO FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO." "resumo" => "O presente trabalho propõe-se a analisar criticamente o caso Malala e o Talibã, realizando um estudo acerca do conflito entre a luta pelo direito à educação feminina e a tradição cultural-religiosa do fundamentalismo islâmico, isto é, desse conflito intercultural “gendrado” e seus desdobramento sobre o Direito Internacional dos Direitos Humanos, sob a ótica de gênero performativo (BUTLER 2008), da clássica dicotomia do universalismo versus relativismo cultural, como também, das abordagens do multiculturalismo (SOUSA 1997), interculturalismo (FLORES 2009) e da hermenêutica diatópica (SOUSA 1997). No que diz respeito à metodologia, esse artigo, será eminentemente teórico, efetuando um estudo de caso, e desenvolver-se-á através da análise de conteúdo de doutrina e legislação, bem como do discurso, adotando um raciocínio dedutivo e uma perspectiva interdisciplinar, jurídico-sociológica, em razão da interface entre Direito e Gênero. Por fim, pretendemos apontar os caminhos que possam ser seguidos para a promoção da educação feminina no Paquistão por meio da hermenêutica diatópica, de um diálogo entre as diferentes culturas, e do interculturalismo, sendo assim possível a promoção da educação feminina no Paquistão, uma vez que reivindicar a interculturalidade não se limita ao necessário reconhecimento do outro, mas é preciso, também, transferir poder, “empoderar” as mulheres e, assim, trabalhar para a criação de mediações políticas, institucionais e jurídicas que garantam o dito reconhecimento e a dita transferência de poder, sem que isso implique na perda da identidade e na sobreposição dos valores ocidentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FEMININA NO PAQUISTÃO, TRADIÇÃO CULTURAL-RELIGIOSA DO FUNDAMENTALISMO ISL, MULTI E INTERCULTURALISMO, HERMENÊUTICA DIATÓPICA, HERMENÊUTICA DIATÓPICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA2_ID1078_04052015213223.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSIKA SARAIVA DE ARAÚJO PESSOA" "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA SARAIVA" "autor_email" => "jessikasaraiva@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10735 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 423 "inscrito_id" => 1078 "titulo" => "O CASO MALALA E O TALIBÃ: UM ESTUDO ACERCA DO CONFLITO ENTRE A LUTA PELA EDUCAÇÃO FEMININA E A TRADIÇÃO CULTURAL-RELIGIOSA DO FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO." "resumo" => "O presente trabalho propõe-se a analisar criticamente o caso Malala e o Talibã, realizando um estudo acerca do conflito entre a luta pelo direito à educação feminina e a tradição cultural-religiosa do fundamentalismo islâmico, isto é, desse conflito intercultural “gendrado” e seus desdobramento sobre o Direito Internacional dos Direitos Humanos, sob a ótica de gênero performativo (BUTLER 2008), da clássica dicotomia do universalismo versus relativismo cultural, como também, das abordagens do multiculturalismo (SOUSA 1997), interculturalismo (FLORES 2009) e da hermenêutica diatópica (SOUSA 1997). No que diz respeito à metodologia, esse artigo, será eminentemente teórico, efetuando um estudo de caso, e desenvolver-se-á através da análise de conteúdo de doutrina e legislação, bem como do discurso, adotando um raciocínio dedutivo e uma perspectiva interdisciplinar, jurídico-sociológica, em razão da interface entre Direito e Gênero. Por fim, pretendemos apontar os caminhos que possam ser seguidos para a promoção da educação feminina no Paquistão por meio da hermenêutica diatópica, de um diálogo entre as diferentes culturas, e do interculturalismo, sendo assim possível a promoção da educação feminina no Paquistão, uma vez que reivindicar a interculturalidade não se limita ao necessário reconhecimento do outro, mas é preciso, também, transferir poder, “empoderar” as mulheres e, assim, trabalhar para a criação de mediações políticas, institucionais e jurídicas que garantam o dito reconhecimento e a dita transferência de poder, sem que isso implique na perda da identidade e na sobreposição dos valores ocidentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FEMININA NO PAQUISTÃO, TRADIÇÃO CULTURAL-RELIGIOSA DO FUNDAMENTALISMO ISL, MULTI E INTERCULTURALISMO, HERMENÊUTICA DIATÓPICA, HERMENÊUTICA DIATÓPICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA2_ID1078_04052015213223.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSIKA SARAIVA DE ARAÚJO PESSOA" "autor_nome_curto" => "JÉSSIKA SARAIVA" "autor_email" => "jessikasaraiva@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }