Ao longo da história o ato de educar, principalmente no que se refere à educação de crianças de 0 a 6 anos de idade, tornou-se uma função majoritariamente feminina, e diferentes representações sociais acerca da atuação de homens como professores de educação infantil se desenvolveram neste processo de feminização da profissão docente no magistério, surgindo a necessidade de investigar essa temática. Caracterizando uma pesquisa em andamento, as investigações realizadas aqui tem por objetivo dar inicio a pesquisas e constatações acerca das representações sociais de professoras que atuam no magistério acerca da atuação de homens professores na educação infantil. Entretanto, o presente trabalho volta-se a uma breve investigação bibliográfica, trazendo uma sucinta revisão da literatura para uma das categorias chave utilizada neste trabalho, que é o conceito de Representações Sociais. Segundo, faz-se um breve levantamento histórico do processo de constituição do magistério como função majoritariamente feminina, associada às representações do papel da mulher como mãe cuidadora. Em seguida serão apresentados dados acerca do número da presença masculina no magistério.