Neste trabalho buscamos problematizar a questão da homofobia direcionada a sujeitos homossexuais no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada em duas escolas, o Colégio Municipal Padre Galvão e o Colégio Afonso Campos, ambas na cidade de Pocinhos- PB. A pesquisa se deu a partir de uma revisão da literatura, seguida da realização de uma entrevista semi-estruturada com dois professores e dois alunos pertencentes às instituições acima mencionadas. Nossa pesquisa buscou evidenciar as práticas de preconceito, discriminação e homofobia no contexto escolar, apontando suas possíveis causas, implicações para o sujeito, a relação dos sujeitos com a escola e as possibilidades de mediação do professor e do profissional de psicologia. Tomando como referência a experiência vivenciada nas duas escolas, anteriormente referenciadas, no tocante aos temas sexualidade e homossexualidade, podemos perceber que a omissão da Escola, o despreparo dos professores e os casos de homofobia são realidades próprias da nossa sociedade, e não apenas de determinado contexto regional. Episódios de comportamento homofóbico, bem como a minimização desses episódios por parte da direção, são recorrentes nos dois estabelecimentos de ensino, assim como as declarações homofóbicas por parte dos professores e funcionários.