Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

CULTURA DAS LENDAS DO MARANHÃO: IMPORTÂNCIA E IMPACTO NA FORMAÇÃO DO LEITOR

Palavra-chaves: LENDAS, GÊNEROS, INTERVENÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO ET 08: Alfabetização e letramento
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107970
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1189
    "inscrito_id" => 1721
    "titulo" => "CULTURA DAS LENDAS DO MARANHÃO: IMPORTÂNCIA E IMPACTO NA FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "resumo" => "Este artigo explora a significância da cultura das lendas do Maranhão, destacando seu impacto na identidade regional e na preservação da história local. O lócus da pesquisa foi a escola da rede pública municipal U.E.B Senador Miguel Lins no município de São Luís do Maranhão e teve como objetivo analisar como as narrativas folclóricas moldam a compreensão coletiva da cultura e tradições maranhenses, influenciando também a arte, literatura e outras expressões culturais. Para o alcance deste objetivo foram trabalhados os gêneros textuais narrativos em sala de aula através do projeto de intervenção denominado “Projeto Maranhão Mágico: Desvendando as lendas”, a pesquisa procura mostrar que este gênero literário possibilita a exploração dos mais diversos assuntos, as lendas maranhenses têm sua importância para o entretenimento do aluno, com isso aprender a ter o gosto pela literatura maranhense. A pesquisa foi embasada em referenciais bibliográficas, livros e artigos, autores específicos sobre este gênero literário. Optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa por possibilitar um aprofundamento no universo das significações das ações e relações humanas, captando valores e crenças. A coleta de dados foi iniciada a partir de conversas com as professoras, coordenadora pedagógica e pedagogos da escola e alunos. Procurou-se conhecer a percepção destes acerca das lendas maranhenses para a construção da identidade dos alunos. A partir dos resultados obtidos, observou-se que apesar da escola configurar-se como principal instância de letramento, onde podemos observar a leitura de textos literários, a mesma não tem conseguido formar um leitor literário, assim como se considera que algumas lendas maranhenses são consideradas fundamentais para o conhecimento dos alunos, de maneira a ajudá-los na formação de sua identidade."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento"
    "palavra_chave" => "LENDAS, GÊNEROS, INTERVENÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "6682c238c51ba_01072024115032.pdf"
    "created_at" => "2024-07-01 11:50:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA SOUSA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "barbarasouusa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107970
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1189
    "inscrito_id" => 1721
    "titulo" => "CULTURA DAS LENDAS DO MARANHÃO: IMPORTÂNCIA E IMPACTO NA FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "resumo" => "Este artigo explora a significância da cultura das lendas do Maranhão, destacando seu impacto na identidade regional e na preservação da história local. O lócus da pesquisa foi a escola da rede pública municipal U.E.B Senador Miguel Lins no município de São Luís do Maranhão e teve como objetivo analisar como as narrativas folclóricas moldam a compreensão coletiva da cultura e tradições maranhenses, influenciando também a arte, literatura e outras expressões culturais. Para o alcance deste objetivo foram trabalhados os gêneros textuais narrativos em sala de aula através do projeto de intervenção denominado “Projeto Maranhão Mágico: Desvendando as lendas”, a pesquisa procura mostrar que este gênero literário possibilita a exploração dos mais diversos assuntos, as lendas maranhenses têm sua importância para o entretenimento do aluno, com isso aprender a ter o gosto pela literatura maranhense. A pesquisa foi embasada em referenciais bibliográficas, livros e artigos, autores específicos sobre este gênero literário. Optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa por possibilitar um aprofundamento no universo das significações das ações e relações humanas, captando valores e crenças. A coleta de dados foi iniciada a partir de conversas com as professoras, coordenadora pedagógica e pedagogos da escola e alunos. Procurou-se conhecer a percepção destes acerca das lendas maranhenses para a construção da identidade dos alunos. A partir dos resultados obtidos, observou-se que apesar da escola configurar-se como principal instância de letramento, onde podemos observar a leitura de textos literários, a mesma não tem conseguido formar um leitor literário, assim como se considera que algumas lendas maranhenses são consideradas fundamentais para o conhecimento dos alunos, de maneira a ajudá-los na formação de sua identidade."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento"
    "palavra_chave" => "LENDAS, GÊNEROS, INTERVENÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO"
    "idioma" => null
    "arquivo" => "6682c238c51ba_01072024115032.pdf"
    "created_at" => "2024-07-01 11:50:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA SOUSA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "barbarasouusa@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este artigo explora a significância da cultura das lendas do Maranhão, destacando seu impacto na identidade regional e na preservação da história local. O lócus da pesquisa foi a escola da rede pública municipal U.E.B Senador Miguel Lins no município de São Luís do Maranhão e teve como objetivo analisar como as narrativas folclóricas moldam a compreensão coletiva da cultura e tradições maranhenses, influenciando também a arte, literatura e outras expressões culturais. Para o alcance deste objetivo foram trabalhados os gêneros textuais narrativos em sala de aula através do projeto de intervenção denominado “Projeto Maranhão Mágico: Desvendando as lendas”, a pesquisa procura mostrar que este gênero literário possibilita a exploração dos mais diversos assuntos, as lendas maranhenses têm sua importância para o entretenimento do aluno, com isso aprender a ter o gosto pela literatura maranhense. A pesquisa foi embasada em referenciais bibliográficas, livros e artigos, autores específicos sobre este gênero literário. Optou-se por uma abordagem metodológica de natureza qualitativa por possibilitar um aprofundamento no universo das significações das ações e relações humanas, captando valores e crenças. A coleta de dados foi iniciada a partir de conversas com as professoras, coordenadora pedagógica e pedagogos da escola e alunos. Procurou-se conhecer a percepção destes acerca das lendas maranhenses para a construção da identidade dos alunos. A partir dos resultados obtidos, observou-se que apesar da escola configurar-se como principal instância de letramento, onde podemos observar a leitura de textos literários, a mesma não tem conseguido formar um leitor literário, assim como se considera que algumas lendas maranhenses são consideradas fundamentais para o conhecimento dos alunos, de maneira a ajudá-los na formação de sua identidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.