Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DO AEE DURANTE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO EFICAZ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, diversidade e inclusão social
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107220
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 272
    "inscrito_id" => 54
    "titulo" => "DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DO AEE DURANTE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO EFICAZ"
    "resumo" => "Este artigo propõe uma análise aprofundada sobre os desafios e oportunidades inerentes à integração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o período da aplicação do Subprojeto “Ler e escrever sem doer – o sabor do texto revelado através da literatura” do Programa Residência Pedagógica. O enfoque recai sobre a necessidade de estabelecer uma inclusão eficaz que vá além da mera conformidade normativa, evitando armadilhas que poderiam resultar em práticas excludentes. Ao longo da investigação, foram examinados casos práticos que evidenciaram as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos durante a implementação dessas diretrizes. Desafios específicos, como adaptação curricular, formação docente e a disponibilidade de recursos, foram minuciosamente abordados, proporcionando uma compreensão abrangente das barreiras existentes. Paralelamente, durante o desenvolvimento da pesquisa, foram identificadas as oportunidades presentes nesse cenário durante a regência de oficinas na disciplina de Língua Portuguesa na Escola Municipal Dr. Iramilton Leite, situada na cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas. Destacando estratégias e práticas pedagógicas que podem potencializar a inclusão. A Residência Pedagógica será explorada como um espaço crucial para a reflexão e aplicação prática desses conceitos, ressaltando seu papel na formação de educadores comprometidos com uma educação inclusiva e de qualidade. Por meio desta análise crítica, a pesquisa visa contribuir para o aprimoramento das políticas educacionais, propondo soluções e orientações que promovam uma implementação mais efetiva da BNCC e do AEE, garantindo, assim, uma inclusão autêntica e significativa durante a formação pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID54_TB272_20042024122631.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ WANDERSON MORAIS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "jose.silva89@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107220
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 272
    "inscrito_id" => 54
    "titulo" => "DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DO AEE DURANTE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO EFICAZ"
    "resumo" => "Este artigo propõe uma análise aprofundada sobre os desafios e oportunidades inerentes à integração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o período da aplicação do Subprojeto “Ler e escrever sem doer – o sabor do texto revelado através da literatura” do Programa Residência Pedagógica. O enfoque recai sobre a necessidade de estabelecer uma inclusão eficaz que vá além da mera conformidade normativa, evitando armadilhas que poderiam resultar em práticas excludentes. Ao longo da investigação, foram examinados casos práticos que evidenciaram as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos durante a implementação dessas diretrizes. Desafios específicos, como adaptação curricular, formação docente e a disponibilidade de recursos, foram minuciosamente abordados, proporcionando uma compreensão abrangente das barreiras existentes. Paralelamente, durante o desenvolvimento da pesquisa, foram identificadas as oportunidades presentes nesse cenário durante a regência de oficinas na disciplina de Língua Portuguesa na Escola Municipal Dr. Iramilton Leite, situada na cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas. Destacando estratégias e práticas pedagógicas que podem potencializar a inclusão. A Residência Pedagógica será explorada como um espaço crucial para a reflexão e aplicação prática desses conceitos, ressaltando seu papel na formação de educadores comprometidos com uma educação inclusiva e de qualidade. Por meio desta análise crítica, a pesquisa visa contribuir para o aprimoramento das políticas educacionais, propondo soluções e orientações que promovam uma implementação mais efetiva da BNCC e do AEE, garantindo, assim, uma inclusão autêntica e significativa durante a formação pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID54_TB272_20042024122631.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ WANDERSON MORAIS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "jose.silva89@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este artigo propõe uma análise aprofundada sobre os desafios e oportunidades inerentes à integração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o período da aplicação do Subprojeto “Ler e escrever sem doer – o sabor do texto revelado através da literatura” do Programa Residência Pedagógica. O enfoque recai sobre a necessidade de estabelecer uma inclusão eficaz que vá além da mera conformidade normativa, evitando armadilhas que poderiam resultar em práticas excludentes. Ao longo da investigação, foram examinados casos práticos que evidenciaram as dificuldades enfrentadas por educadores e educandos durante a implementação dessas diretrizes. Desafios específicos, como adaptação curricular, formação docente e a disponibilidade de recursos, foram minuciosamente abordados, proporcionando uma compreensão abrangente das barreiras existentes. Paralelamente, durante o desenvolvimento da pesquisa, foram identificadas as oportunidades presentes nesse cenário durante a regência de oficinas na disciplina de Língua Portuguesa na Escola Municipal Dr. Iramilton Leite, situada na cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas. Destacando estratégias e práticas pedagógicas que podem potencializar a inclusão. A Residência Pedagógica será explorada como um espaço crucial para a reflexão e aplicação prática desses conceitos, ressaltando seu papel na formação de educadores comprometidos com uma educação inclusiva e de qualidade. Por meio desta análise crítica, a pesquisa visa contribuir para o aprimoramento das políticas educacionais, propondo soluções e orientações que promovam uma implementação mais efetiva da BNCC e do AEE, garantindo, assim, uma inclusão autêntica e significativa durante a formação pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.