A escola é um espaço onde se compartilha a diversidade humana em todas suas formas, evidenciando a necessidade do sistema educacional estar preparado para lidar com a pluralidade, mostrando que cada ser humano é único em sua história e possuem particularidades e singularidades que precisam ser acolhidas e respeitadas. Dessa forma, esta produção objetiva verificar o nível de conhecimento dos docentes de uma escola pública do Ensino Fundamental II acerca da importância de trabalhar a sexualidade e orientação sexual no contexto escolar. A fim de contribuir com uma maior conscientização em relação à temática da sexualidade. A pesquisa é de ordem quantitativa e qualitativa, utilizou-se como instrumento para coleta de dados o Formulário de Registro de Informações sobre Sexualidade Infantil e Orientação Sexual (FRISIOR), após algumas modificações para adequação com o objetivo proposto, aplicando aos professores de uma escola situada no sertão paraibano. Com a análise dos dados, verificou-se que das 16 questões propostas há prevalência de 11 questões consideradas corretas. O índice satisfatório nas respostas dos professores evidencia um conhecimento na aérea, porém, destaca-se que há baixa aplicabilidade desses saberes no cotidiano escolar, como aponta a resposta de algumas afirmativas. Dessa forma, sugere-se que haja uma formação continuada para os docentes, preenchendo esta lacuna, através de estratégias e ações que deem suporte para a pratica em sala de aula.