Sexualidade pode ser definida como um conjunto de fatores que de forma direta ou indireta está relacionada com atividades sexuais e, contudo, o preconceito, os tabus e as vivências de uma sociedade são manifestados na sexualidade de forma bem evidentes (BRASIL ESCOLA, 2010 apud PIRES, 2010). É na adolescência que o indivíduo começa a reconhecer, aceitar e assumir o que é para conquistar seu espaço na sociedade. Diante do exposto, podemos concluir que a escola significa um lugar importante para se trabalhar conhecimentos, habilidades e mudanças de comportamento, pois é local em que o adolescente permanece o maior tempo do seu dia. A finalidade de trabalhar com o tema da sexualidade no contexto educativo é contribuir para que os jovens possam vivenciar sua sexualidade com prazer e responsabilidade. Assim, o tema vincula-se ao exercício da cidadania e propõe o desenvolvimento do respeito a si e ao outro, contribuindo para garantir os direitos básicos de todos, tais como saúde, informação e conhecimento, elementos fundamentais para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes de seus potenciais (BRASIL, 1998).O procedimento metodológico deste projeto teve como critérios o avanço da aprendizagem, a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes, ampliando sua visão de mundo, possibilitando a construção de uma nova postura frente aos novos saberes. Foram realizados encontros semanais durante as aulas de Biologia. Nos encontros ocorreram dinâmicas de grupo, aplicação de questionários, bate-papos e palestras sobre temas que povoam o universo dos adolescentes. Houve a exibição de filmes, seguida de discussões, para possibilitar que o grupo entre em contato com novas experiências, e execução de oficinas. Ao final dos encontros educativos os estudantes demonstraram conhecer melhor os métodos contraceptivos e o mais indicado para sua faixa etária; as Doenças Sexualmente Transmissíveis e formas de preveni-las; a importância de ter sua primeira relação sexual com responsabilidade e cuidado de si e do (a) parceiro (a) e a prevenção de gravidez não planejada. Avaliando os temas abordados, ficou evidente a aquisição de novos conhecimentos, o respeito a si mesmo e ao outro, a melhor integração do grupo e o comprometimento e responsabilidade por suas escolhas e decisões preparando-os para o exercício responsável da cidadania.Ao término deste trabalho é notável que, seu objetivo de envolver os alunos no estudo das doenças sexualmente transmissíveis e da gravidez na adolescência, tornando-os vetores disseminadores de informação, foi satisfatoriamente atingido.