O presente trabalho tem por objetivo apresentar o Relatório Final referente ao projeto de Residência Pedagógica (RP). Por meio de várias intervenções realizadas nas instituições EEEFM Targino Pereira e ECIT Benjamim Maranhão a RP visou aproximar os alunos do município de Araruna-PB às metodologias ativas, que por sua vez foi utilizada a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). As turmas onde se deu as ações foram o 2º ano A e 1º ano C, respectivamente. Deste modo, foi aproveitado a intermediação da ABP com uma pequena contribuição do que seria declarado “aula tradicional”, e assim, as intervenções foram muito satisfatórias e exequíveis ao planejamento feito. A partir disso, os objetivos traçados desde a primeira preparação foram alcançados corretamente, gerando bons resultados. Sabendo-se que os alunos apresentaram bom entusiasmo ao serem sugeridos à nova metodologia, os projetos finais demonstraram muito bem a interdisciplinaridade trabalhada em paralelo ao conteúdo central, onde desde o início almejamos a correlação do que seria feito em sala de aula com a Física e os conteúdos estudados. Como base de nossa proposta aos alunos para que criassem os Projetos Finais, foi declarada a Ficção Científica, que possibilitou aos mesmos elaborarem histórias completamente inéditas e com o foco na Física e o conhecimento que construíram ao longo das aulas.