O presente projeto citado neste artigo trouxe como objetivo geral trabalhar através da contação de histórias a Literatura Infantil, enfatizando a importância do incentivo à leitura como também a busca de novas metodologias que promovam uma leitura proveitosa para as crianças, trazendo elementos que são fundamentais para a vivência e o desenvolvimento de cada um, através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Pedagogia da UEPB Campus III. Para a fundamentação teórica foram pesquisados os seguintes autores: ABRAMOVICH (1997), LUCKESI (2022), FREIRE (1996), SOARES (2012), como também o documento BNCC (BRASIL, 2018). Os resultados foram exitosos e assim observa-se que a prática da leitura e contação de histórias auxilia no desenvolvimento, na autonomia e no pensamento, possibilitando aos discentes vivenciar inúmeras emoções, por essa razão foi fundamental proporcionar e dar às crianças o acesso ao mundo da literatura e da imaginação para assim aprimorar o seu saber, o entendimento e favorecer uma vivência de forma crítico-reflexiva. As histórias infantis possuem o domínio de auxiliar as crianças e tirar dúvidas, resolver problemas, medos, tristezas e frustrações. Desse modo é valioso que as crianças possam ter acesso a esse vasto espaço do imaginário, que sem dúvidas contribui para o progresso escolar e intelectual.