Esse trabalho relata a experiência de participação no programa Residência Pedagógica, que tem como objetivo buscar aprimorar a preparação entre a teoria e prática dos estudantes de licenciaturas, possibilitando a aproximação entre instituição de ensino e a escola. O presente trabalho tem a finalidade de apresentar as atividades desenvolvidas durante a etapa da imersão dos residentes na fase da intervenção pedagógica, com o objetivo de possibilitar os residentes do curso de licenciatura em física da Universidade Estadual da Paraíba– Campus VIII, uma análise reflexiva dos resultados alcançados na intervenções pedagógicas em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental. As experiências vivenciada foram realizadas em duas etapas no primeiro momento foi feita na Universidade Estadual da Paraíba- Campus VIII, através de reuniões e orientações do preceptor onde tivemos que elaborar uma sequência de ensino focada em uma metodologia ativa para colocar em prática em sala de aula através das intervenções. Na segunda etapa foram realizadas na escola municipal onde colocamos em prática o que foi planejados durantes as reuniões, tivemos que fazer primeiro as observações e em seguidas com a orientação do preceptor iniciamos as intervenções utilizando a metodologia escolhida foi a Aprendizagens Baseada em Problemas (ABP) em sala de aula assim, os alunos foram incentivados a trabalhar em grupos, compartilhando ideias e aprendendo uns com os outros. Além disso, é importante ressaltar que as atividades promovidas na turma do 9° ano foi possível perceber que as aprendizagem dos alunos foram mais significativas durante as intervenções.