O presente relato descreve minha experiência de iniciação à docência, proporcionada pelo Programa Residência Pedagógica/CAPES, através do Edital 2022-2024. Como aluna do curso de Licenciatura em Letras Espanhol da UEPB (Campus I), minha atuação enquanto residente aconteceu na Escola Cidadã Integral Monte Carmelo, localizada no bairro Bela Vista, na cidade de Campina Grande,Paraíba. A experiência relatada evidencia o quanto o Residência Pedagógica tem sido importante na formação docente de alunos dos cursos de licenciatura, fortalecendo teoria e prática e enriquecendo ocurrículo mediante a construção da identidade profissional. O processo de escrita se deu a partir de uma metodologia baseada em uma pesquisa participante, na qual interagi e descrevi todos os elementos observados e as ações vivenciadas (Severino,1941). Para a base teórica foram utilizados autores como Oliveira e Goés (2021) através dos escritos sobre aprendizagem colaborativa, Freire (1987) mediante a leitura de fragmentos de sua obra Pedagogia do Oprimido, Nóvoa (2009) que expressa através de suas obras a importância da prática docente de professores em formação e a análise de partes dos documentos Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba.