O presente artigo, busca apresentar a importância da inserção das mulheres nas ciências ao longo dos anos, esta abordagem visa combater estereótipos de gênero permanente na sociedade, que muitas vezes desencorajam as meninas a seguirem carreiras científicas. inserção e a participação no campo da ciência moderna buscando problematizar alguns dos discursos e práticas sociais implicados na constituição, onde mulheres cientistas têm os créditos dos seus trabalhos sendo desvalorizados. Vendo essa problemática, o projeto “Meninas na Ciência, uma abordagem no campo educacional”, busca trazer conhecimento e valorização para as novas cientistas, a escola ECI Professor Itan Pereira, foi o local utilizado para a metodologia de pesquisa. O projeto foi desenvolvido no programa de Residência Pedagógica (RP) de química, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ao longo de 8 aulas, foi produzida uma sequência didática abrangente, onde nas atividades propostas, foram desenvolvidas pesquisas, histórias em quadrinhos (HQs), visualização das normas de segurança e manuseio em laboratório com experimentos químicos. O artigo enfatiza a relevância de capacitar os estudantes, com abordagem crítica buscando de maneira significativa combater o preconceito e machismo no campo educacional e científico. Iniciativas como essa não apenas contribuem para reduzir as disparidades de gênero no campo da ciência, mas também enriquecem o cenário científico com perspectivas diversas e inovadoras.