Este relato tem como objetivo apresentar a minha vivência no Programa Residência Pedagógica (PRP), enquanto estudante do curso de Licenciatura em Física, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), demostrando a importância dessa experiência para o corpo acadêmico, bem como, de fazer uma integração das redes de ensino, superior e básico. Através do PRP fui colocado em contato com a realidade cotidiana da escola e pude realizar várias atividades do contexto escolar incluindo a regência em sala de aula. A experiência da residência pedagógica me trouxe oportunidade de vivenciar vários momentos enquanto estudante em formação em Física, dentre os quais destaco: Reuniões de planejamento, organização de laboratório, montagem dos equipamentos, gincana, jogos internos; datas comemorativas como o dia do estudante e as festividades do São João. Enfim, participação no dia a dia da escola auxiliando e promovendo atividades de regência, aplicando experimentos, realizando oficinas, sempre com foco na abordagem investigativa, utilizando materiais de fácil acesso e de baixo custo, tentando envolver o estudante buscando a sua participação nas aulas e desse modo, a sua atuação no processo de ensino e aprendizagem.