Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA E TEORIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS COM GEOGEBRA E MATHYGON

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106484
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 273
    "inscrito_id" => 38
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA E TEORIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS COM GEOGEBRA E MATHYGON"
    "resumo" => "O presente trabalho descreve a experiência do Projeto Residência Pedagógica realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio (EEEFM) Miguel Santa Cruz, com foco na introdução das plataformas educacionais Geogebra e Mathygon nas aulas de matemática, especificamente no estudo de funções. A escolha dessa experiência para este relato se baseia no impacto notável observado na interação dos alunos com o conteúdo, bem como na motivação e engajamento evidenciados durante o processo de aprendizagem. Tais resultados corroboram não apenas a eficácia das plataformas educacionais utilizadas, mas também ressaltam a importância de estratégias inovadoras para melhorar o ensino e envolver os alunos. A base teórica que sustenta essa experiência é fundamentada nas abordagens construtivistas do ensino e da aprendizagem da matemática, especialmente nas teorias sociointeracionistas de Vygotsky e na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Através da integração dessas teorias, os estudantes puderam explorar conceitos matemáticos de forma prática e interativa, tanto com o Geogebra quanto com o Mathygon, compreendendo melhor o comportamento das funções e fortalecendo suas habilidades na disciplina. Além disso, as reuniões semanais do Projeto Residência Pedagógica desempenharam um papel essencial na troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, proporcionando suporte, orientação e inspiração para os futuros educadores. Esses encontros permitiram a exploração de abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem, contribuindo significativamente para o desenvolvimento profissional dos envolvidos. Em resumo, a utilização das plataformas educacionais Geogebra e Mathygon nas aulas de matemática demonstrou ser eficaz para envolver e motivar os alunos, ao mesmo tempo que facilita a compreensão dos conceitos de funções. Essa abordagem, fundamentada em teorias educacionais sólidas e práticas reflexivas, destaca o potencial transformador de experiências educativas que integram teoria e prática para promover uma aprendizagem significativa e duradoura."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID38_TB273_15032024161022.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "ricardo.lima@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106484
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 273
    "inscrito_id" => 38
    "titulo" => "INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA E TEORIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIAS COM GEOGEBRA E MATHYGON"
    "resumo" => "O presente trabalho descreve a experiência do Projeto Residência Pedagógica realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio (EEEFM) Miguel Santa Cruz, com foco na introdução das plataformas educacionais Geogebra e Mathygon nas aulas de matemática, especificamente no estudo de funções. A escolha dessa experiência para este relato se baseia no impacto notável observado na interação dos alunos com o conteúdo, bem como na motivação e engajamento evidenciados durante o processo de aprendizagem. Tais resultados corroboram não apenas a eficácia das plataformas educacionais utilizadas, mas também ressaltam a importância de estratégias inovadoras para melhorar o ensino e envolver os alunos. A base teórica que sustenta essa experiência é fundamentada nas abordagens construtivistas do ensino e da aprendizagem da matemática, especialmente nas teorias sociointeracionistas de Vygotsky e na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Através da integração dessas teorias, os estudantes puderam explorar conceitos matemáticos de forma prática e interativa, tanto com o Geogebra quanto com o Mathygon, compreendendo melhor o comportamento das funções e fortalecendo suas habilidades na disciplina. Além disso, as reuniões semanais do Projeto Residência Pedagógica desempenharam um papel essencial na troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, proporcionando suporte, orientação e inspiração para os futuros educadores. Esses encontros permitiram a exploração de abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem, contribuindo significativamente para o desenvolvimento profissional dos envolvidos. Em resumo, a utilização das plataformas educacionais Geogebra e Mathygon nas aulas de matemática demonstrou ser eficaz para envolver e motivar os alunos, ao mesmo tempo que facilita a compreensão dos conceitos de funções. Essa abordagem, fundamentada em teorias educacionais sólidas e práticas reflexivas, destaca o potencial transformador de experiências educativas que integram teoria e prática para promover uma aprendizagem significativa e duradoura."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 10 – Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID38_TB273_15032024161022.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "ricardo.lima@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

O presente trabalho descreve a experiência do Projeto Residência Pedagógica realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio (EEEFM) Miguel Santa Cruz, com foco na introdução das plataformas educacionais Geogebra e Mathygon nas aulas de matemática, especificamente no estudo de funções. A escolha dessa experiência para este relato se baseia no impacto notável observado na interação dos alunos com o conteúdo, bem como na motivação e engajamento evidenciados durante o processo de aprendizagem. Tais resultados corroboram não apenas a eficácia das plataformas educacionais utilizadas, mas também ressaltam a importância de estratégias inovadoras para melhorar o ensino e envolver os alunos. A base teórica que sustenta essa experiência é fundamentada nas abordagens construtivistas do ensino e da aprendizagem da matemática, especialmente nas teorias sociointeracionistas de Vygotsky e na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Através da integração dessas teorias, os estudantes puderam explorar conceitos matemáticos de forma prática e interativa, tanto com o Geogebra quanto com o Mathygon, compreendendo melhor o comportamento das funções e fortalecendo suas habilidades na disciplina. Além disso, as reuniões semanais do Projeto Residência Pedagógica desempenharam um papel essencial na troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, proporcionando suporte, orientação e inspiração para os futuros educadores. Esses encontros permitiram a exploração de abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem, contribuindo significativamente para o desenvolvimento profissional dos envolvidos. Em resumo, a utilização das plataformas educacionais Geogebra e Mathygon nas aulas de matemática demonstrou ser eficaz para envolver e motivar os alunos, ao mesmo tempo que facilita a compreensão dos conceitos de funções. Essa abordagem, fundamentada em teorias educacionais sólidas e práticas reflexivas, destaca o potencial transformador de experiências educativas que integram teoria e prática para promover uma aprendizagem significativa e duradoura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.