O presente trabalho descreve a experiência do Projeto Residência Pedagógica realizado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio (EEEFM) Miguel Santa Cruz, com foco na introdução das plataformas educacionais Geogebra e Mathygon nas aulas de matemática, especificamente no estudo de funções. A escolha dessa experiência para este relato se baseia no impacto notável observado na interação dos alunos com o conteúdo, bem como na motivação e engajamento evidenciados durante o processo de aprendizagem. Tais resultados corroboram não apenas a eficácia das plataformas educacionais utilizadas, mas também ressaltam a importância de estratégias inovadoras para melhorar o ensino e envolver os alunos. A base teórica que sustenta essa experiência é fundamentada nas abordagens construtivistas do ensino e da aprendizagem da matemática, especialmente nas teorias sociointeracionistas de Vygotsky e na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Através da integração dessas teorias, os estudantes puderam explorar conceitos matemáticos de forma prática e interativa, tanto com o Geogebra quanto com o Mathygon, compreendendo melhor o comportamento das funções e fortalecendo suas habilidades na disciplina. Além disso, as reuniões semanais do Projeto Residência Pedagógica desempenharam um papel essencial na troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, proporcionando suporte, orientação e inspiração para os futuros educadores. Esses encontros permitiram a exploração de abordagens inovadoras de ensino e aprendizagem, contribuindo significativamente para o desenvolvimento profissional dos envolvidos. Em resumo, a utilização das plataformas educacionais Geogebra e Mathygon nas aulas de matemática demonstrou ser eficaz para envolver e motivar os alunos, ao mesmo tempo que facilita a compreensão dos conceitos de funções. Essa abordagem, fundamentada em teorias educacionais sólidas e práticas reflexivas, destaca o potencial transformador de experiências educativas que integram teoria e prática para promover uma aprendizagem significativa e duradoura.