O presente artigo aborda uma experiência de regência sobre polígonos no âmbito do Programa Residência Pedagógica UEPB Matemática Campus Campina Grande. Usamos como base teórica a metodologia de trabalho lesson study (estudos de aula) e a metodologia ativa, que consiste na participação efetiva dos estudantes. A regência ocorreu com 28 estudantes do 6º ano da EEEF Augusto dos Anjos, localizada na cidade de Campina Grande, Paraíba, entre 21 de setembro e 19 de outubro de 2023, totalizando em 25 aulas. O artigo tem como direcionamento a última aula, na qual fizemos uso da metodologia ativa, trabalhando de forma dialogada e criativa a atividade Minha Escola dos Sonhos. A atividade, na malha quadriculada, teve como intuito desenvolver a criatividade dos estudantes e a percepção do que seria uma escola dos sonhos para eles. Foi observado o quanto a atividade proporcionou a participação da turma. Nessa atividade foi trabalhado os conceitos de formas poligonais. Além disso, tivemos a oportunidade de entender como os estudantes enxergavam a Escola a qual eles estudam e como eles idealizam uma escola dos sonhos.