A Residência Pedagógica é uma das ações que qualificam a formação profissional. Tem por objetivo aperfeiçoar a formação prática de professores em formação nos cursos de licenciatura, por meios de experiências singulares e diversificadas. Sendo assim, esse trabalho objetiva descrever as vivências e atividades desenvolvidas na Residência Pedagógica através do relato de experiência, como refletir acerca da relação professor-aluno no processo de alfabetização e letramento. A prática foi realizada em uma turma do 1° ano do Ensino Fundamental - Séries Iniciais, pelas discentes residentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, como pela professora preceptora e a professora orientadora. Diante da necessidade encontrada na turma, dos desafios enfrentados pelos estudantes no processo de alfabetização, foi desenvolvido um trabalho voltado para o auxílio a essas crianças. Para o embasamento, foram realizadas leituras de autores que tratam dos conceitos de alfabetização e letramento e como acontece esse processo, trazendo contribuições para a formação docente. Portanto, é fundamental destacar que uma boa formação docente, através da relação da teoria e prática se faz urgente e necessária, como a utilização de atividades significativas na construção da leitura e da escrita é essencial para que o ensino-aprendizagem aconteça de forma precisa e eficaz.