Este trabalho enfatiza a importância de desenvolver as habilidades socioemocionais em sala de aula, levando em consideração os estudos realizados por Vygotky (2001), Tassoni (2000), Castro (2016), Veiga (2011), Freire (1996) que destacam a necessidade de aprofundar a relação professor-aluno para além dos conteúdos estabelecidos, associando a teoria dos autores à prática dos futuros professores (residentes) e a relação professor/aluno no período de 18 meses de desenvolvimento de atividades de observação e intervenção, com a participação de 5 residentes em uma escola técnica de tempo integral. Trabalhamos a definição de afetividade e as vantagens de exercê-la no âmbito educativo. Objetivou-se compreender que a sensibilidade é fundamental no trato com adolescentes e o ambiente educativo afetivo promove a confiabilidade, o engajamento, o bem-estar emocional que se tornam uma mola propulsora para um bom rendimento. Também foi levado em consideração a afetividade na relação preceptor - residente com sendo algo fundamental para a construção e a colaboração na formação desses futuros professores de língua espanhola, não trazendo traumas, mas desenvolvendo a segurança e a liberdade emocional que um docente necessita para exercer suas funções de forma satisfatória.