O presente relato trata das experiências vivenciadas pelos preceptores durante a jornada no Programa de Residência Pedagógica (PRP) na Escola Estadual Cidadã Integral e Técnica José Leite de Souza e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Miguel Santa Cruz, ambas localizadas na cidade de Monteiro-PB. Esse relato tem como objetivo apresentar a atuação dos preceptores em suas orientações e supervisões quanto aos os residentes que atuaram nas supracitadas escolas campo, colaborando para um melhor desempenho no processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento das regências do PRP, bem como destacar a importância dessas experiências na formação profissional, e abordando temas como o desenvolvimento de competências e habilidades pedagógicas, o relacionamento com os residentes e colegas de profissão, a aplicação da relação teórico-prático e o impacto da residência pedagógica na construção da identidade profissional. Por fim, fazer uma reflexão sobre o papel do educador e os valores que guiarão sua atuação futura, evidenciando o quanto essa jornada foi enriquecedora e transformadora.