Este relato é produto das reflexões e experiências vivenciadas ao longo do programa de iniciação à docência Residência Pedagógica (CAPES) realizada na Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira, situada em Campina Grande, durante o período de 10 de março de 2023 à 24 de novembro de 2023. Nesta oportunidade a turma observada foi a turma de sétimo ano do ensino fundamental. Desta forma, o objetivo deste trabalho é discutir as dificuldades de professores e alunos na utilização e inserção de novas tecnologias no ensino e aprendizagem e como a modernidade líquida vem modificando o ambiente escolar e a prática docente. As atividades propostas levaram em consideração desenvolver a autonomia dos alunos com metodologias alternativas sem o uso de recursos tecnológicos, as atividades foram divididas em produção de maquetes, produção de jornais, paródias, utilização de músicas, danças, quiz, debates, interpretação de charges, leituras coletivas, produção de entrevistas com gestores da escola e gráfico humano. Em todo este percurso a turma apresentou bons resultados, com poucas dificuldades, sempre com empenho em interagir nas dinâmicas que exigiram colocar o aluno em movimento, um fator importante para o desenvolvimento de uma geografia escolar mais interativa e crítica, que prioriza a participação dos alunos nas etapas das práticas pedagógicas.