A população está cada vez mais preocupada com a sustentabilidade, sendo assim buscando formas mais econômicas e sustentável, investindo mais em produtos naturais e mudando alguns hábitos em relação ao consumo. Nesse sentido, o interesse pelos fitocósméticos tem crescido, visto o uso de produtos naturais como oléos e extratos vegetais extraídos de platas presentes no cotidiano das comunidades. O objetivo desse trabalho é apresentar aos alunos as riquezas vegetais da sua comunidade e as possibilidades de desenvolver produtos com platas nativas, apresentando e discutindo, numa perspectiva química, os benefícios dos fitocosméticos para o bem estar e o meio ambiente e inserir atividades experimentais significativas nas aulas. A metodologia foi desenvolvida no âmbito do projeto do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Doncencia (PIBID)/UEPB, para a parte experimental e produção dos fitocosméticos, foram utilizadas matéria-primas de baixo custo e encontradas naflora regional. Os resultados demonstraram a boa receptividade, pelos estudantes, da metodologia utilizada, bem como a importância do uso de temas geradores presente no cotidiano deles para o processo de ensino e aprendizagem de química, permitindo um ensino contextualizado, significativo e uma abordagem CTSA.