A profissão docente constitui-se de vários elementos que a tornam dinâmica e mutável. Dentre os diversos aspectos que permeiam o “ser professor” está a sua capacidade de se reinventar e aprender continuamente através da reflexão sobre sua ação docente. É por meio desse olhar crítico/analítico sobre sua atuação e sobre a ação de demais colegas que o docente amplia seus conhecimentos e melhora sua prática pedagógica. Partindo dessa premissa, o presente relato tem por objetivo refletir sobre a minha participação como preceptora do Programa Residência Pedagógica da UEPB/Campus VI, subprojeto de Letras/Língua Portuguesa, e destacar as contribuições desse programa para a ampliação dos conhecimentos dos meus alunos e dos meus enquanto professora-preceptora. Ao longo do programa, foram desenvolvidas várias ações didáticas, todavia, detenho-me a analisar apenas a aplicação de uma sequência didática que foi executada com a turma do oitavo ano da Escola Municipal Bento Tenório de Sousa, abordando o gênero textual cordel. Sendo assim, farei uma breve exposição sobre essa experiência de leitura com o gênero citado, desde a motivação até os processos de leitura, escrita e reescrita do texto, etapas estas baseadas nas orientações didático-metodológicas de Cosson (2006). Nesse sentido, espero que as reflexões aqui expostas reforcem a importância de programas institucionais como esse que estreitam os laços entre a universidade e a educação básica, trazendo melhorias para o ensino público do nosso país. Ademais, diante dos resultados obtidos ao longo das aulas ministradas, destaco a necessidade de cada vez mais trabalharmos a leitura e a escrita em sala de aula de forma contextualizada e libertadora, considerando os gostos literários dos alunos, suas experiências de vida e estimulando sua criatividade e criticidade.