Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E DESAFIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E/LE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106440
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 227
    "inscrito_id" => 139
    "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E DESAFIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E/LE"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar as vivências experienciadas pela autora no Programa de Residência Pedagógica, através do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus I, e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Este relato é de caráter descritivo e bibliográfico, descreve experiências passadas na fase inicial da docência e pretende mostrar a importância e a necessidade do ensino da Língua Espanhola para brasileiros no contexto da educação básica através do Programa de Residência Pedagógica. Busca também, descrever a importância do Programa como peça fundamental para a formação de professores. O texto traz reflexões iniciais e fundamentação teórica acerca da temática, com apoio nas concepções pedagógicas abordadas por Freire (1996), Silva e Aragão (2012), e retrata vivências das práticas pedagógicas do Programa. Como resultado da experiência teórico-prática, o Programa de Residência Pedagógica incrementa de forma positiva a formação docente e auxilia no desenvolvimento das habilidades pedagógicas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID139_TB227_14032024210514.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELLE TAMARA DA SILVA GABRIEL"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELLE"
    "autor_email" => "graaziellegaabriel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106440
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 227
    "inscrito_id" => 139
    "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E DESAFIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA E/LE"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar as vivências experienciadas pela autora no Programa de Residência Pedagógica, através do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus I, e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Este relato é de caráter descritivo e bibliográfico, descreve experiências passadas na fase inicial da docência e pretende mostrar a importância e a necessidade do ensino da Língua Espanhola para brasileiros no contexto da educação básica através do Programa de Residência Pedagógica. Busca também, descrever a importância do Programa como peça fundamental para a formação de professores. O texto traz reflexões iniciais e fundamentação teórica acerca da temática, com apoio nas concepções pedagógicas abordadas por Freire (1996), Silva e Aragão (2012), e retrata vivências das práticas pedagógicas do Programa. Como resultado da experiência teórico-prática, o Programa de Residência Pedagógica incrementa de forma positiva a formação docente e auxilia no desenvolvimento das habilidades pedagógicas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 07 – Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID139_TB227_14032024210514.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELLE TAMARA DA SILVA GABRIEL"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELLE"
    "autor_email" => "graaziellegaabriel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar as vivências experienciadas pela autora no Programa de Residência Pedagógica, através do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus I, e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Este relato é de caráter descritivo e bibliográfico, descreve experiências passadas na fase inicial da docência e pretende mostrar a importância e a necessidade do ensino da Língua Espanhola para brasileiros no contexto da educação básica através do Programa de Residência Pedagógica. Busca também, descrever a importância do Programa como peça fundamental para a formação de professores. O texto traz reflexões iniciais e fundamentação teórica acerca da temática, com apoio nas concepções pedagógicas abordadas por Freire (1996), Silva e Aragão (2012), e retrata vivências das práticas pedagógicas do Programa. Como resultado da experiência teórico-prática, o Programa de Residência Pedagógica incrementa de forma positiva a formação docente e auxilia no desenvolvimento das habilidades pedagógicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.