Este trabalho tem como objetivo relatar as vivências experienciadas pela autora no Programa de Residência Pedagógica, através do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus I, e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Este relato é de caráter descritivo e bibliográfico, descreve experiências passadas na fase inicial da docência e pretende mostrar a importância e a necessidade do ensino da Língua Espanhola para brasileiros no contexto da educação básica através do Programa de Residência Pedagógica. Busca também, descrever a importância do Programa como peça fundamental para a formação de professores. O texto traz reflexões iniciais e fundamentação teórica acerca da temática, com apoio nas concepções pedagógicas abordadas por Freire (1996), Silva e Aragão (2012), e retrata vivências das práticas pedagógicas do Programa. Como resultado da experiência teórico-prática, o Programa de Residência Pedagógica incrementa de forma positiva a formação docente e auxilia no desenvolvimento das habilidades pedagógicas.