O presente artigo aborda a utilização de uma Sequência Didática como ferramenta pedagógica no ensino médio, visando enriquecer o processo de aprendizagem de conceitos relacionados ao conteúdo de termodinâmica, envolvendo energia e às transformações químicas. A termoquímica é um ramo da química que investiga as mudanças de energia envolvidas em reações químicas e processos termodinâmicos. Sua aplicação em aulas do ensino médio pode promover uma compreensão dos aspectos práticos dos princípios fundamentais da química e suas instruções no mundo real. O objetivo desse artigo foi de analisar a aplicação de uma sequência didática na turma de segundo ano do ensino médio de escola de ensino básico na disciplina da base diversifica de práticas experimentais de ciências da natureza e suas tecnologias, com uma abordagem prática, incluindo experimentos simples do conteúdo de termoquímica permitindo que os alunos pudessem observar as variações de temperatura e mudanças de estado durante reações químicas específicas. De modo geral, as aulas abordando o conteúdo de termoquímica com a inserção de experimentação auxiliaram os alunos no processo de aprendizado, fornecendo a compreensão do conteúdo químico de forma dinâmica com a finalidade de tornar o aprendizado mais envolvente permitindo maior participação dos alunos, além da coleta de dados reais e aplicação de conceitos teóricos na análise dos resultados. Assim, a aplicação da sequência didática de termoquímica proporcionou aos alunos do ensino básico à apropriação de conhecimentos científicos por meio da experimentação, fundamentando a prática com a teoria e ainda observamos maior engajamento e participação nas aulas com a sequenciação do conteúdo.