Este relatório destaca as experiências e atividades realizadas ao longo de 18 meses de participação no Programa Residência Pedagógica, dentro do curso de Licenciatura em Sociologia. O objetivo principal é apresentar as vivências e aprendizados adquiridos durante a atuação nas escolas-campo: EEEFM Ademar Veloso da Silveira, ECIT Dr. Elpídio de Almeida - Estadual da Prata e ECI Professor Itan Pereira, localizadas em Campina Grande, Paraíba. Durante o período de residência, foi possível vivenciar uma gama de experiências enriquecedoras, contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes. As atividades foram diversificadas e abrangeram diferentes aspectos da prática docente em Sociologia, proporcionando uma imersão significativa no contexto educacional das instituições mencionadas. Destaca-se a interação com os estudantes e professores das escolas-campo, o que permitiu uma troca de saberes e experiências enriquecedoras para ambas as partes. Através das atividades propostas, foi possível aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da formação acadêmica, adaptando-os à realidade e às necessidades específicas dos estudantes. Durante o período de residência, foram desenvolvidas práticas pedagógicas inovadoras, buscando estimular o pensamento crítico, a reflexão e o debate entre os estudantes. Além disso, foram realizadas atividades de observação e participação ativa em sala de aula, proporcionando uma compreensão mais ampla dos desafios e oportunidades do ambiente educacional. É importante ressaltar que as experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica foram essenciais para o aprimoramento da prática docente, permitindo uma visão mais ampla e crítica sobre o papel do professor na formação dos Estudantes. Por meio do engajamento nas atividades propostas, foi possível consolidar competências e habilidades fundamentais para a atuação profissional futura. A participação no Programa Residência Pedagógica representou uma oportunidade única de crescimento e desenvolvimento, tanto acadêmico quanto pessoal, proporcionando uma sólida base para a futura atuação como docente na área da Sociologia.