Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE HISTÓRIA .

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 06 – Ensino de História e formação docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106264
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 67
    "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE HISTÓRIA ."
    "resumo" => "A vivência de Residência Pedagógica na Escola Irmã Joaquina Sampaio, junto à turma do 2º ano do Ensino Médio, foi uma oportunidade enriquecedora de aprimorar minhas habilidades como futura professora de História. O programa teve como principal objetivo a integração da teoria com a prática, permitindo uma abordagem mais contextualizada do ensino da disciplina. Minha atuação na sala de aula envolveu a observação de aulas ministradas pelo professor titular, bem como o desenvolvimento de atividades de planejamento e regência sob a supervisão do docente. Durante esse período, focamos em abordagens inovadoras e interativas, visando estimular o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos. A interação com os estudantes do Ensino Médio proporcionou desafios e aprendizados significativos, a partir disso, compreendi a importância de adaptar os conteúdos às necessidades e interesses dessa faixa etária, além de promover discussões relevantes sobre temas históricos atuais. A experiência também fortaleceu minha capacidade de lidar com diversidade e inclusão, considerando as diferentes origens, experiências e perfis dos alunos. Aprendemos a reconhecer a singularidade de cada estudante e a importância de criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor. Portanto, a Residência Pedagógica na Escola Irmã Joaquina Sampaio no 2º ano do Ensino Médio foi de grande importância para minha formação docente, proporcionando uma visão prática do que significa ser um professor de História. Esta experiência reforçou ainda mais minha paixão pela educação e nosso compromisso em contribuir para o desenvolvimento acadêmico e cidadão dos estudantes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID67_TB27_15032024205419.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA GABRIELA ROCHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priscila.rochaa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106264
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 67
    "titulo" => "A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE HISTÓRIA ."
    "resumo" => "A vivência de Residência Pedagógica na Escola Irmã Joaquina Sampaio, junto à turma do 2º ano do Ensino Médio, foi uma oportunidade enriquecedora de aprimorar minhas habilidades como futura professora de História. O programa teve como principal objetivo a integração da teoria com a prática, permitindo uma abordagem mais contextualizada do ensino da disciplina. Minha atuação na sala de aula envolveu a observação de aulas ministradas pelo professor titular, bem como o desenvolvimento de atividades de planejamento e regência sob a supervisão do docente. Durante esse período, focamos em abordagens inovadoras e interativas, visando estimular o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos. A interação com os estudantes do Ensino Médio proporcionou desafios e aprendizados significativos, a partir disso, compreendi a importância de adaptar os conteúdos às necessidades e interesses dessa faixa etária, além de promover discussões relevantes sobre temas históricos atuais. A experiência também fortaleceu minha capacidade de lidar com diversidade e inclusão, considerando as diferentes origens, experiências e perfis dos alunos. Aprendemos a reconhecer a singularidade de cada estudante e a importância de criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor. Portanto, a Residência Pedagógica na Escola Irmã Joaquina Sampaio no 2º ano do Ensino Médio foi de grande importância para minha formação docente, proporcionando uma visão prática do que significa ser um professor de História. Esta experiência reforçou ainda mais minha paixão pela educação e nosso compromisso em contribuir para o desenvolvimento acadêmico e cidadão dos estudantes."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 06 – Ensino de História e formação docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV201_MD1_ID67_TB27_15032024205419.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA GABRIELA ROCHA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priscila.rochaa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

A vivência de Residência Pedagógica na Escola Irmã Joaquina Sampaio, junto à turma do 2º ano do Ensino Médio, foi uma oportunidade enriquecedora de aprimorar minhas habilidades como futura professora de História. O programa teve como principal objetivo a integração da teoria com a prática, permitindo uma abordagem mais contextualizada do ensino da disciplina. Minha atuação na sala de aula envolveu a observação de aulas ministradas pelo professor titular, bem como o desenvolvimento de atividades de planejamento e regência sob a supervisão do docente. Durante esse período, focamos em abordagens inovadoras e interativas, visando estimular o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos. A interação com os estudantes do Ensino Médio proporcionou desafios e aprendizados significativos, a partir disso, compreendi a importância de adaptar os conteúdos às necessidades e interesses dessa faixa etária, além de promover discussões relevantes sobre temas históricos atuais. A experiência também fortaleceu minha capacidade de lidar com diversidade e inclusão, considerando as diferentes origens, experiências e perfis dos alunos. Aprendemos a reconhecer a singularidade de cada estudante e a importância de criar um ambiente de aprendizagem inclusivo e acolhedor. Portanto, a Residência Pedagógica na Escola Irmã Joaquina Sampaio no 2º ano do Ensino Médio foi de grande importância para minha formação docente, proporcionando uma visão prática do que significa ser um professor de História. Esta experiência reforçou ainda mais minha paixão pela educação e nosso compromisso em contribuir para o desenvolvimento acadêmico e cidadão dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.