RESUMO O presente trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas pelos discentes da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III durante o período de participação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de licenciatura plena em Geografia. Trata-se de um programa desenvolvido pela FAPESQ (fundação de apoio à pesquisa do estado da Paraíba) que tem como intuito inserir os discentes do curso de licenciatura nas escolas da rede pública de ensino. Sendo assim, o trabalho destaca as principais atividades e relatos vivenciados pelos alunos pibidianos que estão inseridos na escola Cidadã Integral, ECI Francisco Pessoa de Brito localizada no município de Araçagi-PB, desde participação e organização de eventos a práticas vivenciadas em sala de aula. Nessa perspectiva adota-se como caminhos metodológicos uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo a partir da análise bibliográfica e relatos de experiências dos alunos envolvidos. Os resultados demonstraram a importância da propagação de programas que busquem privilegiar a iniciação e formação docente, no âmbito acadêmico nos cursos de licenciatura, visando evoluir habilidades e o desenvolvimento dos estudantes de licenciatura, por meio de Políticas Educacionais. Percebe-se, que a aprendizagem do aluno vivenciada em sala de aula na universidade, muitas vezes está distante de sua realidade como futuro docente e a medida que o aluno participa de projetos que o coloca direto em sala de aula, ele consegue adquirir diversos tipos de experiências e conhecimentos em sua trajetória profissional docente. Nessa perspectiva, entende-se a importância de projetos como Pibid na formação de futuros professores, uma vez que dá aos futuros docentes a oportunidade de desenvolver seu potencial educador como também a oferta aos mesmos a participação de apresentações em eventos, discutindo o ensino educacional, presente em nosso cotidiano.