Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

METODOLOGIA ATIVA DE ILHAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

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Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Desenvolver uma aprendizagem ativa de uma língua estrangeira, que leve em consideração as singularidades dos alunos no contexto de escola pública, é desafiador, visto que o número de alunos e os poucos recursos disponíveis são fatores que interferem na prática pedagógica do professor. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem de metodologia ativa através do uso de ilhas de aprendizagem para promover a inclusão e o efetivo desenvolvimento do educando na língua inglesa, através das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Sabe-se que o número elevado de alunos presente nas salas de aula é positivo para a educação, porém muitas vezes o professor não consegue alcançar todos os seus alunos da maneira desejada. Dessa forma, a presença dos alunos bolsistas do PIBID na sala de aula pode auxiliar o trabalho do professor facilitando a aplicação de metodologias ativas preenchendo as lacunas entre discente e docente com objetivo de suprir as necessidades individuais de cada aluno. Para fins metodológicos, faremos uso da pesquisa qualitativa com foco nos resultados obtidos através da aplicação da metodologia ativa de ilhas em sala de aula do 1º ano de uma escola pública localizada na cidade de Guarabira-PB, ancorada nas contribuições teóricas de Carvalho (2004), Zaluski e Oliveira (2018) e Rossato (2012). A partir da aplicação das ações que foram desenvolvidas no âmbito escolar, foi possível constatar o aumento no engajamento dos estudantes durante as aulas e a confiabilidade quanto ao uso da língua tanto nos aspectos de fala quanto de leitura e escrita. Sendo assim, é significativo entender a metodologia de ilhas no ensino de língua inglesa como uma abordagem dinâmica e interativa que busca aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos, oferecendo-lhes a oportunidade de explorar e praticar a língua de maneira personalizada.

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