Artigo Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA JORNADA DE APRENDIZADO ATIVO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente
"2024-04-11 17:10:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106275
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 321
    "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA JORNADA DE APRENDIZADO ATIVO"
    "resumo" => "Este estudo descreve uma experiência de ensino com alunos do 9° ano do ensino fundamental em Araruna, Paraíba, através do projeto PIBID/Residência Pedagógica da UEPB, focado na "Uma Jornada de Aprendizado Ativo". A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) foi adotada para promover a resolução ativa de problemas e a aprendizagem colaborativa. Os passos incluíram a definição de conteúdos, elaboração de uma sequência de ensino, criação de problemas relacionados aos tópicos de Física, formação de grupos de alunos, e uso de comunicação direta por meio do WhatsApp para fornecer materiais de estudo. A ênfase na aprendizagem ativa permitiu que os alunos se desenvolvessem de acordo com suas necessidades individuais. Embora os resultados ainda estejam em andamento, já se observa um desempenho positivo em ambos os grupos de alunos, embora alguns ainda estejam se adaptando à nova abordagem. O projeto enfatiza a importância da participação ativa dos alunos e da colaboração em sala de aula. A experiência reforçou a crença de que a Aprendizagem Ativa, especialmente a Aprendizagem Baseada em Problemas, traz benefícios significativos para a educação, melhorando o desempenho e a motivação dos alunos ao longo de sua jornada escolar e promovendo o crescimento e aprendizado de cada aluno."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID321_TB42_24102023201829.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILMA DOS SANTOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EDILMA"
    "autor_email" => "edilma.lima@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106275
    "edicao_id" => 347
    "trabalho_id" => 42
    "inscrito_id" => 321
    "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA JORNADA DE APRENDIZADO ATIVO"
    "resumo" => "Este estudo descreve uma experiência de ensino com alunos do 9° ano do ensino fundamental em Araruna, Paraíba, através do projeto PIBID/Residência Pedagógica da UEPB, focado na "Uma Jornada de Aprendizado Ativo". A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) foi adotada para promover a resolução ativa de problemas e a aprendizagem colaborativa. Os passos incluíram a definição de conteúdos, elaboração de uma sequência de ensino, criação de problemas relacionados aos tópicos de Física, formação de grupos de alunos, e uso de comunicação direta por meio do WhatsApp para fornecer materiais de estudo. A ênfase na aprendizagem ativa permitiu que os alunos se desenvolvessem de acordo com suas necessidades individuais. Embora os resultados ainda estejam em andamento, já se observa um desempenho positivo em ambos os grupos de alunos, embora alguns ainda estejam se adaptando à nova abordagem. O projeto enfatiza a importância da participação ativa dos alunos e da colaboração em sala de aula. A experiência reforçou a crença de que a Aprendizagem Ativa, especialmente a Aprendizagem Baseada em Problemas, traz benefícios significativos para a educação, melhorando o desempenho e a motivação dos alunos ao longo de sua jornada escolar e promovendo o crescimento e aprendizado de cada aluno."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "GT 04 – Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV201_MD1_ID321_TB42_24102023201829.pdf"
    "created_at" => "2024-04-12 08:59:31"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILMA DOS SANTOS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EDILMA"
    "autor_email" => "edilma.lima@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enid--vii-enfoprof--uepb"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENID & VII ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "IX Encontro de Iniciação à Docência & VII Encontro de Formação de Professores"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66194d5a8f39e_12042024120354.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-04-11 17:10:34"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de abril de 2024

Resumo

Este estudo descreve uma experiência de ensino com alunos do 9° ano do ensino fundamental em Araruna, Paraíba, através do projeto PIBID/Residência Pedagógica da UEPB, focado na "Uma Jornada de Aprendizado Ativo". A metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) foi adotada para promover a resolução ativa de problemas e a aprendizagem colaborativa. Os passos incluíram a definição de conteúdos, elaboração de uma sequência de ensino, criação de problemas relacionados aos tópicos de Física, formação de grupos de alunos, e uso de comunicação direta por meio do WhatsApp para fornecer materiais de estudo. A ênfase na aprendizagem ativa permitiu que os alunos se desenvolvessem de acordo com suas necessidades individuais. Embora os resultados ainda estejam em andamento, já se observa um desempenho positivo em ambos os grupos de alunos, embora alguns ainda estejam se adaptando à nova abordagem. O projeto enfatiza a importância da participação ativa dos alunos e da colaboração em sala de aula. A experiência reforçou a crença de que a Aprendizagem Ativa, especialmente a Aprendizagem Baseada em Problemas, traz benefícios significativos para a educação, melhorando o desempenho e a motivação dos alunos ao longo de sua jornada escolar e promovendo o crescimento e aprendizado de cada aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.