A proposta em mãos procura discutir o aprendizado docente, em sala de aula, a partir da experiência daqueles que escrevem. De outra maneira, objetiva expor, sob a forma de relato, as vivências educacionais de professores-bolsistas (PIBID/CS – UFRN) no Colégio Estadual do Atheneu Norte-Rio-Grandense. Parte-se da importância do planejamento e do desafio em ministrar aulas com o tema “Gênero e Sexualidade” para alunos do Ensino Médio da rede pública do estado do Rio Grande do Norte. Tema, geralmente polêmico, tem sua relevância ao possibilitar acaloradas discussões sobre a diversidade sexual existente na sociedade e, por conseguinte, no interior da escola. Pensar as diferenças e o respeito ao outro. O artigo, do ponto de vista da metodologia, busca bases em dados “etnográficos” que incorporam um conjunto de informações sobre a escola e a sala de aula. Conta, ainda, com uma importante bibliografia destinada a subsidiar o debate sobre as questões de gênero e de sexualidade, bem como as orientações de natureza pedagógica.