A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105081 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2779 "inscrito_id" => 5178 "titulo" => "A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) abarca o procedimento pelo qual um novo saber se vincula de modo não arbitrária e não literal ao estruturalismo cognitivo do ser que estuda, de maneira que o saber prévio do aluno interatua, de maneira expressiva e auferindo novo significado, com o novo conhecimento que lhe é exposto, gerando transformações em sua composição cognitiva, em função de exceder a aprendizagem mecânica, literal, e arbitrária. Diante dessa configuração, este trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições da teoria da aprendizagem significativa para a formação de conceitos no ensino de ciências. A pesquisa é de uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo, sendo uma pesquisa bibliográfica. Através do levantamento bibliográfico realizado, foi possível identificar como a Teoria da Aprendizagem Significativa pode influenciar o processo de ensino e aprendizagem em Ciências, destacando a relevância de ativar o conhecimento prévio dos alunos, organizar o conteúdo de forma hierárquica, selecionar materiais de instrução relevantes, promover o diálogo e a discussão em sala de aula, enfatizar a compreensão dos conceitos, incentivar a aplicação prática do conhecimento, prestar atenção à motivação dos estudantes e fornecer feedback e avaliação formativa. Em suma, os resultados obtidos corroboram com a importância de se buscar práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem significativa, permitindo aos alunos construírem conhecimentos de forma mais profunda e duradoura. Através da conexão entre o que já sabem e o que estão aprendendo, os alunos se tornam protagonistas do próprio processo de aprendizagem, desenvolvendo um pensamento crítico e reflexivo." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD1_ID5178_TB2779_24102023105144.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELENILDA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELENILDA" "autor_email" => "ellensantosfranca354@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105081 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2779 "inscrito_id" => 5178 "titulo" => "A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) abarca o procedimento pelo qual um novo saber se vincula de modo não arbitrária e não literal ao estruturalismo cognitivo do ser que estuda, de maneira que o saber prévio do aluno interatua, de maneira expressiva e auferindo novo significado, com o novo conhecimento que lhe é exposto, gerando transformações em sua composição cognitiva, em função de exceder a aprendizagem mecânica, literal, e arbitrária. Diante dessa configuração, este trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições da teoria da aprendizagem significativa para a formação de conceitos no ensino de ciências. A pesquisa é de uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo, sendo uma pesquisa bibliográfica. Através do levantamento bibliográfico realizado, foi possível identificar como a Teoria da Aprendizagem Significativa pode influenciar o processo de ensino e aprendizagem em Ciências, destacando a relevância de ativar o conhecimento prévio dos alunos, organizar o conteúdo de forma hierárquica, selecionar materiais de instrução relevantes, promover o diálogo e a discussão em sala de aula, enfatizar a compreensão dos conceitos, incentivar a aplicação prática do conhecimento, prestar atenção à motivação dos estudantes e fornecer feedback e avaliação formativa. Em suma, os resultados obtidos corroboram com a importância de se buscar práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem significativa, permitindo aos alunos construírem conhecimentos de forma mais profunda e duradoura. Através da conexão entre o que já sabem e o que estão aprendendo, os alunos se tornam protagonistas do próprio processo de aprendizagem, desenvolvendo um pensamento crítico e reflexivo." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD1_ID5178_TB2779_24102023105144.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELENILDA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELENILDA" "autor_email" => "ellensantosfranca354@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }