ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O IMPACTO DE ATIVIDADES LÚDICAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103137 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 540 "inscrito_id" => 3493 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O IMPACTO DE ATIVIDADES LÚDICAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "O presente trabalho pretende relatar uma experiência vivenciada pelas discentes a partir de suas participações no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa objetivou mediar o processo de alfabetização e letramento com o uso do lúdico, o qual proporciona momentos divertidos de aprendizado ligados a recursos interativos que aguçam a curiosidade, imaginação e despertam a criatividade. A atuação ocorreu na instituição escolar Mariema Paz, escola integrante do programa. A atividade realizada pelas participantes do programa foi desenvolvida com crianças do terceiro ano do ensino fundamental que frequentam a escola citada. Para a realização da pesquisa foi utilizado a abordagem qualitativa, buscando referências que pudessem embasar a produção da proposta a ser desenvolvida, visando assim, um desenvolvimento significativo em relação ao tema em destaque. O trabalho teve como referências bases Brito (2007), Soares (2020) e Vygotsky (2012). A atividade se deu através do uso dos fantoches para que houvesse a contação de histórias, com o auxílio do livro “eu sou o mais forte”, em que as discentes usaram os fantoches e uma barraca e ficaram sentadas atrás da barraca na carteira contando a história do lobo que se achava mais forte do que todos os personagens. Conclui-se que o papel da ludicidade na alfabetização e no letramento tem uma fundamental importância, no que diz respeito às estratégias que podem ser adotadas dentro da escola." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3493_TB540_19112023210846.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS CRUZ SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "franciscasilva0219@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103137 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 540 "inscrito_id" => 3493 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O IMPACTO DE ATIVIDADES LÚDICAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "O presente trabalho pretende relatar uma experiência vivenciada pelas discentes a partir de suas participações no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa objetivou mediar o processo de alfabetização e letramento com o uso do lúdico, o qual proporciona momentos divertidos de aprendizado ligados a recursos interativos que aguçam a curiosidade, imaginação e despertam a criatividade. A atuação ocorreu na instituição escolar Mariema Paz, escola integrante do programa. A atividade realizada pelas participantes do programa foi desenvolvida com crianças do terceiro ano do ensino fundamental que frequentam a escola citada. Para a realização da pesquisa foi utilizado a abordagem qualitativa, buscando referências que pudessem embasar a produção da proposta a ser desenvolvida, visando assim, um desenvolvimento significativo em relação ao tema em destaque. O trabalho teve como referências bases Brito (2007), Soares (2020) e Vygotsky (2012). A atividade se deu através do uso dos fantoches para que houvesse a contação de histórias, com o auxílio do livro “eu sou o mais forte”, em que as discentes usaram os fantoches e uma barraca e ficaram sentadas atrás da barraca na carteira contando a história do lobo que se achava mais forte do que todos os personagens. Conclui-se que o papel da ludicidade na alfabetização e no letramento tem uma fundamental importância, no que diz respeito às estratégias que podem ser adotadas dentro da escola." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3493_TB540_19112023210846.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DAS CHAGAS CRUZ SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "franciscasilva0219@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }