Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ARTICULAÇÃO ENTRE OS PROGRAMAS RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E COMUNIDADE ESCOLA.

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No decorrer da residência pedagógica, os residentes participaram observando e desenvolveram atividades no Programa Comunidade Escola, realizando a articulação entre os dois programas. O Programa Comunidade Escola tem como objetivo, transformar as escolas municipais em espaços educativos, para promover o empreendedorismo, cultura, esporte, lazer, recreação e saúde com o olhar sustentável. É um dos programas da Rede Municipal de Educação, onde são realizadas atividades através de oficinas e ações educativas, que são planejadas e validadas pela Secretaria Municipal de Educação, com acesso gratuito para toda comunidade. O Programa Comunidade Escola foi instituído pelo Decreto n.º 1.218 de 11/08/2005, em um “compromisso com a continuidade, o aperfeiçoamento e as mudanças nas áreas de atendimento a demandas sociais, abrangendo o combate à violência, a ação social e a segurança alimentar, a cultura e o esporte e lazer” (PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, 2005). 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Nesse eixo são desenvolvidas atividades de Inclusão Digital, Língua Estrangeira, Inclusão Social, bem como oficinas de uso do celular (aplicativos e outros recursos), elaboração de currículos, oficinas de informática, cabide sustentável, desenvolvimento comunitário (participação de voluntários), integração comunidade e escola, assessoria jurídica, debates, palestras, roda de conversa, etc. 3. Esporte, Lazer e Recreação: São desenvolvidas atividades físicas e esportivas com características educativas, inclusivas, cooperativas e saudáveis, através de ações de esporte, lazer, promoção à saúde e iniciação esportiva orientada. As oficinas ofertadas nesse eixo são de campeonatos e torneios (futebol, basquete, vôlei, skate, etc.), rodas de capoeira, oficinas de iniciação esportiva, apresentações de atletas, brincadeiras antigas (elástico, 5 Marias, cama de gato, bets, bolinha de gude, pipa, etc) e jogos. 4. 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Saúde: Considerado um eixo muito importante, tem o objetivo de estimular a criação de ambientes saudáveis e permitir que às pessoas adquiram maior controle sobre sua saúde pela construção de contextos, comportamentos e relações sociais favoráveis à saúde e ao desenvolvimento humano. São realizadas também atividades de prevenção de doenças, promoção da saúde, educação alimentar e ambiental, alertando para a importância de exames preventivos, do autocuidado, dos cuidados com o ambiente (limpeza, separação de lixo, preservação dos rios, esgoto, cuidados com pets) e higiene bucal, o que compreende ainda atendimentos preventivos e campanhas de vacinação. Nas oficinas são abordadas diferentes formas de promover (jogos, palestras, teatros envolvendo a temática) e divulgar a conscientização de cuidados com o corpo e higiene pessoal, alimentação, prevenção de doenças, exercícios de alongamento e consciência corporal. No decorrer da trajetória do Programa Comunidade Escola, são realizadas ações criativas e inovadoras, com projetos educacionais para a comunidade, como: - Cabide Sustentável, que incentiva a troca de utensílios domésticos, peças de vestuário, brinquedos etc, oportunizando momentos de interação e educação para o consumo consciente. - Leitura em Movimento, com o objetivo de resgatar a leitura e o compartilhar o ler. Acontece o empréstimo de livro, mas não há obrigação de devolvê-lo, mas sim de compartilhá-lo com alguém. - Horta em Ação, possibilita momentos de reflexão sobre o uso de seu espaço domiciliar, para torná-lo em um espaço de produção, relacionando-o com alimentação saudável e segurança alimentar. A comunidade tem a possibilidade da vivência e a participação na agricultura urbana e comunitária. - 20Ver, teve início na pandemia da Covid-19 em 2020. São ofertadas oficinas, no formato de live e on-line, com transmissão no You Tube da SME, com diversas temáticas para auxiliar os cidadãos curitibanos. As lives ficam disponíveis para acesso posterior. - Mãos à Obra é um projeto baseado na política dos 5Rs, reciclar, recusar, reutilizar, repensar e reduzir. As ações foram desenvolvidas no espaço maker da Coordenadoria de Projeto e desenvolve um consumo consciente dos recursos e na redução da quantidade de resíduos gerados. - Projeto Artesão promove o empreendedorismo, é ofertado aos artesãos espaços nas tradicionais feiras de artesanato da nossa cidade e em contrapartida esses artesãos oferecem oficinas voluntárias nas unidades que recebem o Programa Comunidade Escola. Artesão. Inseridos em todo esse contexto, os Residentes Pedagógicos têm a oportunidade de desenvolver vivências com a prática educacional na integração entre escola, estudantes, professores e comunidade. A participação ativa na organização dos equipamentos recreativos em conjunto com as montagens das oficinas oportuniza uma interação com a comunidade-escola proporcionando uma experiência prática e diversificada. Essas atividades possibilitam a aplicabilidade da práxis em situações concretas com um aprofundamento pedagógico nas necessidades dos estudantes. Além da práxis vivenciada, os residentes têm a atribuição de acolher a comunidade; Fazer o controle do número geral de participantes do dia, por atividade/oficina por faixa etária e gênero; Zelar pelos equipamentos; Montar oficinas de jogos, cama elástica e piscina de bolinha; Supervisionar as demais oficinas e materiais; e elaborar um plano de trabalho, que se adéque às Diretrizes do PCE e aplicá-lo para comunidade. As atividades e observações realizadas na instituição de ensino desenvolvem um impacto significativo na formação docente, por proporcionar aprimoramento das práticas pedagógicas, identidade profissional, saber-fazer pedagógico e nas ações interativo-reflexivo. A integração desses fatores desempenha um papel crucial no processo de formação por desenvolver uma compreensão mais profunda das dinâmicas pedagógicas e do contexto social do educando. A oportunidade de estar dentro da escola com o projeto de RP (residência pedagógica) proporciona vivenciar uma realidade totalmente nova onde a escola abre as portas para realizar projetos que visam aproximar a comunidade que está inserida no entorno da escola. Com o projeto são realizadas pesquisas cientificas e participação no Programa Comunidade Escola, que oportuniza aplicar aquilo que aprendem na teoria, buscando formas de fazer a diferença. Dessa forma, percebe-se que as atividades desenvolvidas proporcionam a criação de vínculos, que é algo tão necessário para o desenvolvimento humano e social de todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente nesse projeto. Assim, o trabalho realizado na comunidade escolar perpassa os muros da escola e as atividades desenvolvidas não são apenas atividades, mas uma forma de cativar e aproximar as pessoas da escola que desenvolve um trabalho social visando não só educar, mas ensinar com exemplo o que de bom a escola faz pelas pessoas, gerando um sentimento de pertença no contexto locorregional. CONSIDERAÇÕES FINAIS. Atuando nesse projeto percebe-se o quanto é importante o trabalho dos profissionais da educação que não medem esforços para transformar a realidade das pessoas. O projeto busca trabalhar de maneira diferenciada daquele formato em que as crianças estão habituadas durante a semana, percebe-se o cuidado em trazer coisas novas e lúdicas para que todos que adentrem o espaço escolar busquem algo novo e que os inspire a continuar participando. Os residentes buscam partilhar das ideias que a escola trabalha, estudando sua proposta pedagógica e fazendo a articulação entre teoria e prática em seus encaminhamentos. Em síntese a empatia e o comprometimento de todos os envolvidos, faz com que o projeto seja tão importante para aqueles que o frequentam, transformando relações, ampliando o repertório cultural e de conhecimento de toda a comunidade escolar, em prol de uma educação crítica, contextual e integral."
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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

No primeiro semestre do ano de dois mil de vinte e três, desenvolveu-se o programa Residência Pedagógica na Escola Municipal Professora Maria Marli Piovezan, localizada na comunidade de Uberaba, Curitiba - PR. Durante este período foram vivenciadas aprendizagens, que visam proporcionar a união entre teoria e prática, por meio de planejamento, execução e acompanhamento, almejando o aperfeiçoamento voltado à formação humana integral. A residência pedagógica oportuniza a participação ativa dos residentes em conjunto com a comunidade externa que articula o ensino, a pesquisa e a extensão, com ênfase na formação abrangente do profissional. Isso ocorre por meio da aplicação prática da teoria em situações concretas do ambiente educacional. Assim, a comunidade externa, residentes e escola são beneficiados na integração prática do conhecimento científico, na comunicação assertiva e no relacionamento interpessoal. 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Saúde: Considerado um eixo muito importante, tem o objetivo de estimular a criação de ambientes saudáveis e permitir que às pessoas adquiram maior controle sobre sua saúde pela construção de contextos, comportamentos e relações sociais favoráveis à saúde e ao desenvolvimento humano. São realizadas também atividades de prevenção de doenças, promoção da saúde, educação alimentar e ambiental, alertando para a importância de exames preventivos, do autocuidado, dos cuidados com o ambiente (limpeza, separação de lixo, preservação dos rios, esgoto, cuidados com pets) e higiene bucal, o que compreende ainda atendimentos preventivos e campanhas de vacinação. Nas oficinas são abordadas diferentes formas de promover (jogos, palestras, teatros envolvendo a temática) e divulgar a conscientização de cuidados com o corpo e higiene pessoal, alimentação, prevenção de doenças, exercícios de alongamento e consciência corporal. No decorrer da trajetória do Programa Comunidade Escola, são realizadas ações criativas e inovadoras, com projetos educacionais para a comunidade, como: - Cabide Sustentável, que incentiva a troca de utensílios domésticos, peças de vestuário, brinquedos etc, oportunizando momentos de interação e educação para o consumo consciente. - Leitura em Movimento, com o objetivo de resgatar a leitura e o compartilhar o ler. Acontece o empréstimo de livro, mas não há obrigação de devolvê-lo, mas sim de compartilhá-lo com alguém. - Horta em Ação, possibilita momentos de reflexão sobre o uso de seu espaço domiciliar, para torná-lo em um espaço de produção, relacionando-o com alimentação saudável e segurança alimentar. A comunidade tem a possibilidade da vivência e a participação na agricultura urbana e comunitária. - 20Ver, teve início na pandemia da Covid-19 em 2020. São ofertadas oficinas, no formato de live e on-line, com transmissão no You Tube da SME, com diversas temáticas para auxiliar os cidadãos curitibanos. As lives ficam disponíveis para acesso posterior. - Mãos à Obra é um projeto baseado na política dos 5Rs, reciclar, recusar, reutilizar, repensar e reduzir. As ações foram desenvolvidas no espaço maker da Coordenadoria de Projeto e desenvolve um consumo consciente dos recursos e na redução da quantidade de resíduos gerados. - Projeto Artesão promove o empreendedorismo, é ofertado aos artesãos espaços nas tradicionais feiras de artesanato da nossa cidade e em contrapartida esses artesãos oferecem oficinas voluntárias nas unidades que recebem o Programa Comunidade Escola. Artesão. Inseridos em todo esse contexto, os Residentes Pedagógicos têm a oportunidade de desenvolver vivências com a prática educacional na integração entre escola, estudantes, professores e comunidade. A participação ativa na organização dos equipamentos recreativos em conjunto com as montagens das oficinas oportuniza uma interação com a comunidade-escola proporcionando uma experiência prática e diversificada. Essas atividades possibilitam a aplicabilidade da práxis em situações concretas com um aprofundamento pedagógico nas necessidades dos estudantes. Além da práxis vivenciada, os residentes têm a atribuição de acolher a comunidade; Fazer o controle do número geral de participantes do dia, por atividade/oficina por faixa etária e gênero; Zelar pelos equipamentos; Montar oficinas de jogos, cama elástica e piscina de bolinha; Supervisionar as demais oficinas e materiais; e elaborar um plano de trabalho, que se adéque às Diretrizes do PCE e aplicá-lo para comunidade. As atividades e observações realizadas na instituição de ensino desenvolvem um impacto significativo na formação docente, por proporcionar aprimoramento das práticas pedagógicas, identidade profissional, saber-fazer pedagógico e nas ações interativo-reflexivo. A integração desses fatores desempenha um papel crucial no processo de formação por desenvolver uma compreensão mais profunda das dinâmicas pedagógicas e do contexto social do educando. A oportunidade de estar dentro da escola com o projeto de RP (residência pedagógica) proporciona vivenciar uma realidade totalmente nova onde a escola abre as portas para realizar projetos que visam aproximar a comunidade que está inserida no entorno da escola. Com o projeto são realizadas pesquisas cientificas e participação no Programa Comunidade Escola, que oportuniza aplicar aquilo que aprendem na teoria, buscando formas de fazer a diferença. Dessa forma, percebe-se que as atividades desenvolvidas proporcionam a criação de vínculos, que é algo tão necessário para o desenvolvimento humano e social de todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente nesse projeto. Assim, o trabalho realizado na comunidade escolar perpassa os muros da escola e as atividades desenvolvidas não são apenas atividades, mas uma forma de cativar e aproximar as pessoas da escola que desenvolve um trabalho social visando não só educar, mas ensinar com exemplo o que de bom a escola faz pelas pessoas, gerando um sentimento de pertença no contexto locorregional. CONSIDERAÇÕES FINAIS. Atuando nesse projeto percebe-se o quanto é importante o trabalho dos profissionais da educação que não medem esforços para transformar a realidade das pessoas. O projeto busca trabalhar de maneira diferenciada daquele formato em que as crianças estão habituadas durante a semana, percebe-se o cuidado em trazer coisas novas e lúdicas para que todos que adentrem o espaço escolar busquem algo novo e que os inspire a continuar participando. Os residentes buscam partilhar das ideias que a escola trabalha, estudando sua proposta pedagógica e fazendo a articulação entre teoria e prática em seus encaminhamentos. Em síntese a empatia e o comprometimento de todos os envolvidos, faz com que o projeto seja tão importante para aqueles que o frequentam, transformando relações, ampliando o repertório cultural e de conhecimento de toda a comunidade escolar, em prol de uma educação crítica, contextual e integral.

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